Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no Sistema de Abastecimento de Águas

Projeto Cada Gota Conta+

Remodelação da rede de abastecimento de água | Obras arrancam a 6 de julho | Lavradio | R. Cândido Manuel Pereira/Praça 5 de Outubro 

No próximo dia 6 de julho de 2020, vão iniciar-se as obras de remodelação da rede de abastecimento de água, no Lavradio, na Rua Cândido Manuel Pereira e na Praça 5 de Outubro. A obra faz parte da operação municipal cofinanciada pelos Fundos de Coesão da União Europeia, através do PO SEUR e do Portugal 2020, aprovada em 12/08/2019, e tem por objetivo a redução das perdas de água e energia, no sistema de abastecimento. 

Está em curso a ação, cofinanciada pelos Fundos de Coesão da União Europeia, para “Investimentos nos Sistemas em Baixa com vista ao Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição e Adução de Água”, intitulada CADA GOTA CONTA - GESTÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DO BARREIRO.

O Município do Barreiro tem em curso as ações, previstas na operação cofinanciada pela União Europeia pelos Fundos de Coesão da União Europeia, ao abrigo do programa operacional PO SEUR e do Portugal 2020, comparticipado em 153.714,72€, num investimento total de 441.103,01€ + IVA.

Este projeto, está inserido na estratégia do Município de controlo das perdas reais de água, com vista à redução dos custos operacionais com captação, tratamento e adução de água para consumo humano, disponibilizando-a em quantidade e qualidade ao menor custo possível, promovendo a sustentabilidade e o bom desempenho ambiental, sendo a diminuição das perdas de água (e energia) um fator determinante para salvaguarda dos recursos hídricos existentes no concelho e na região.

Em 2017 e 2018, o valor das perdas reais no Município eram de 139,31 L/ramal.dia e 109,87 L/ramal.dia, respetivamente. Já com a influência das ações cofinanciadas em curso obteve-se em 2019 o valor de 102,67 L/ramal.dia. O objetivo contratualizado é atingir o valor de 100 L/ramal.dia em 2022, considerado pela ERSAR – Entidade Reguladora de Águas e Resíduos como um BOM resultado. O Município está no Bom caminho.

Em termos percentuais os valores das perdas reais são de 15,79% em 2017, 13,42% em 2018, e em 2019 representou 12,61%. Está previsto que se consiga atingir em 2022 a percentagem de 12,28%.

A obra que agora se inicia prevê a reabilitação de 1,27 Km, da rede de abastecimento de água, onde atualmente ocorrem perdas elevadas, no subsistema de abastecimento de água correspondente à localidade do Lavradio, na Rua Cândido Manuel Pereira e Praça 5 de Outubro. Devido aos constrangimentos causados pela COVID-19, os trabalhos foram suspensos, prevendo-se, assim, o seu reinício para 6 de julho.

Também já foi adquirido pela Autarquia do Barreiro e encontra-se em pleno funcionamento o software que permite o controlo de perdas em tempo real.

Complementarmente, o Município adquiriu uma aplicação para controlo da implementação do plano de gestão das perdas – em configuração.

No âmbito da operação cofinanciada, estão, também, adquiridos os equipamentos para deteção de fugas: dois Correladores fixos, dois Geofones e dois Videoscópios, um Medidor de Caudal Portátil e um computador portátil para o Centro de Supervisão Móvel, que, no terreno, permitirão a deteção e localização exata das roturas e consumos ilícitos.

Numa outra empreitada está prevista a construção de nove Zonas de Medição e Controlo (ZMC), para completar o sistema de controlo de Caudais e pressões do sistema de abastecimento de água do Município (atualmente já com 14 zonas de medição). Esta ação está na fase de concurso público para a contratualização da empreitada. Esta obra compreenderá a construção de vários pontos de medição, através da instalação de caudalímetros em caixas de betão armado a construir, enterradas, preferencialmente localizadas sob zonas pedonais ou ajardinadas. Esta obra incluirá a inserção/ligação dos órgãos de medição à rede de abastecimento de água, na União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio e Freguesia de Santo António da Charneca. Permitirá o melhor conhecimento do funcionamento da rede em tempo real, uma vez que o software de gestão de perdas monitorizará os caudais medidos e gerará alertas caso ocorram valores “anormais” face aos padrões que caracterizarem o seu comportamento. Identificadas as zonas com problemas, passa-se à pesquisa destes em gabinete e no terreno com vista à sua rápida resolução.

Localização da Intervenção

Localização da Intervenção

Comunicado JUL2020

Localização da Intervenção

Ficha de Projeto (DEZ2019)

 

POSEUR_logoFEE

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze