Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

No intervalo de uma onda | Exposição de Fotografia

14 Junho 2019 a 07 Julho 2019
Exposicao no intervalo de uma onda amac 1 750 2500

No dia 14 de junho será inaugurada a exposição de fotografia "No intervalo de uma onda", pelas 18h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Piso 0. 

Em paralelo com a criação e apresentação do solo NO INTERVALO DE UMA ONDA “No Intervalo de Uma Onda”, o coreógrafo Rafael Alvarez realizou em 2017, um projeto fotográfico de exposição e livro de fotografia sob o mesmo titulo, reunindo uma coleção de mais de 100 imagens recolhidas durante o seu período de residência artística em Tóquio que funcionam como pista dramatúrgica e subtexto do próprio espetáculo, colecionando impressões e movimentos de personagens anónimos dialogando com o espaço e fluxo da cidade de Tóquio. Espetáculo e exposição/livro cruzam-se e contaminam-se propondo diferentes formas de mediar o objeto artístico – habitando o espaço do corpo através de um movimento de diálogo entre o discurso coreográfico e fotográfico/visual.

Nesta primeira viagem a Tóquio colecionam-se e cruzam-se referências e impressões, obras e narrativas que alimentam o espólio de imaginários e imagens em torno do país do Sol nascente. A partir do meu olhar exótico deixo-me guiar pela acumulação de lugares comuns e clichés de uma certa imagem (ocidental) do Japão e simultaneamente mergulho num mar de descobertas e revelações engolido pela megalópole de Tóquio.
Uma imagem iniciática motiva a criação deste solo, permanecendo invisível, mas presente ao longo do projeto – "A Grande Onda de Kanawaga", obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”). Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante para deter a nossa atenção. Este projeto de sombras, evocações e máscaras cuja onda de Hokusai permite corporalizar é um convite duplo à viagem e à quietude.

Concepção e realização: Rafael Alvarez

Apoio à edição: Susana Paiva

Produção: BODYBUILDERS

Público-alvo: Geral | Gratuito

Org.: CMB

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze