Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Jogos do Futuro da Região de Setúbal, a 2, 3 e 4 de junho | Cerimónia de Abertura no Barreiro, dia 2

Jfrs ci95 1 750 2500
23 Maio 2017

Foram, terça-feira, 23 de maio, de manhã, apresentados os últimos pormenores e atrativos (e revelam-se muitas novidades) dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, que decorrem a 2, 3 e 4 de junho – nomeadamente sobre a Cerimónia de Abertura (a 2 de junho, 21h00, no Largo do Mercado Municipal 1° Maio, no Barreiro), um espetáculo, com apresentação dos artistas Wanda Stuart e o barreirense Júlio Mesquita, que se prevê memorável, repleto de luz, ação e animação, dando o mote para as várias competições que decorrerão, durante o fim-de-semana, em toda a Região.

 

A Cerimónia de Abertura, bem no centro da cidade do Barreiro, terá uma forte componente tecnológica, com várias projeções, e contará com atuações representativas de cada um dos nove municípios participantes. No final, Wanda Stuart cantará a “Canção do Mar”.

 

Com 24 modalidades, competições agendadas para Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, este evento, na sua 5ª edição, contempla, também, o desporto adaptado.

 

As novidades foram partilhadas em Conferência de Imprensa (CI), realizada no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. A glória do futebol, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, o “Magriço” José Augusto – um dos quatro “patronos” desta edição dos JFRS, a par do treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk, da judoca olímpica Telma Monteiro e da atleta de Boccia, Rita Patrício – foi uma das presenças nesta CI, que contou com outras personalidades ligadas ao desporto, representantes dos municípios participantes/organizadores, da Associação de Municípios, Desporto Escolar, Movimento Associativo, da produtora da Cerimónia de Abertura e da Albatroz Digital, empresa da área do desenvolvimento de portais, aplicações e gestão de conteúdos na Internet, que produziu a aplicação móvel dos JFRS.

 

Trata-se de um "momento marcante no desporto da região", conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB). Para Carlos Humberto de Carvalho a promoção deste evento é o reflexo da intensa atividade desportiva/cultural da região. "Gostamos de trabalhar em conjunto", "vamos mais longe", disse. Na sua opinião, os JFRS permitem “chamar a atenção para o que se faz", de uma " forma muito ampla".

 

De acordo com o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, este evento "parte dos municípios" e caminha no sentido de se transformar “numa iniciativa verdadeiramente regional". Com múltiplos parceiros, ela demonstra o dinamismo do Movimento Associativo, "um traço identitário da nossa região".

 

Sobre a Cerimónia de Abertura, a Vereadora do Desporto da CMB falou de uma iniciativa dirigida a atletas mas, sobretudo, "dirigida a todos aqueles que queiram partilhar connosco este momento". Regina Janeiro apresentou a APP dos JFRS – desenvolvida para Android, com inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento, que trabalha offline, com acesso a dados mínimos, e uma funcionalidade ligada ao GPS –, complementada pelo CEO da Albatroz Digital, Carlos Santos.

 

"Queremos dar mais magia a este momento", afirmou Paulo Magalhães, da PMP Eventos, explicando pormenores do espetáculo. "Cada vez mais o desporto está ligado à tecnologia", disse. Com a projeção na fachada de um edifício da Avenida Alfredo da Silva, artéria central da cidade do Barreiro, "vamos ter momentos performáticos", "não diria arriscados mas surpreendentes", explicou.

 

Antes de encerrar a sessão, o Vereador da Câmara Municipal de Almada, António Matos, lançou o convite para que todos acorram ao Barreiro, dia 2 de junho, para a Cerimónia de Abertura, para ficarem “inebriados com o festival de magia”.

 

“Nata” do desporto como patronos e embaixadores do evento

 

Além dos “patronos”, os 21 outros nomes da Região que se associam a este mega evento, referência no País, manifestando o seu apoio e entusiasmo como “Embaixadores”, são: o atual Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, distinguido com o Galardão “Barreiro Reconhecido” 2004, na Área do Desporto, Juliana França, atleta de Judo Adaptado, Tiago Matos, praticante de skate, Edivaldo Monteiro, Olímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) nos 400mt Barreiras, Luís Feiteira, Olímpico em Atlanta 1996 (1.500mt) e Londres 2012 (Maratona), Diamantino Miranda, ex-jogador e treinador de futebol, o antigo guarda-redes de futebol, internacional (Euro 2004), Ricardo Pereira, a piloto Elizabete Jacinto, o ciclista Ruben Guerreiro, o Selecionador/Treinador Nacional de Cadetes e Juniores, de Judo, Marco Morais, a atleta Paralímpica 2008, 2012 e 2016, do Sporting, Patrona da edição JFRS 2016, Simone Fragoso (Natação), o atleta Olímpico 2004, 2008 e 2012, Treinador da Palmela Desporto, EM, Tiago Venâncio (Natação), o ciclista Rafael Reis, da equipa espanhola Caja Rural, Vencedor do Ranking Ciclista do Ano 2016 (ao serviço do FC Porto), Filipa Rodrigues, atleta da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Campeã Ibérica de Orientação 2016, Alexandre Ramos, jogador de futebol e participante na edição dos JFRS de 2013, José Patrício, Presidente da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e elemento da Organização do torneio boccia nos Jogos do Futuro, o internacional canoísta no Clube Naval de Sesimbra e técnico da modalidade, Guilherme Cabral, o Bicampeão Nacional de SUP e internacional, Filipe Meira, o treinador de Hóquei em Patins e Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa da modalidade, Luís Sénica, João Sanona, atleta de ténis em cadeira de rodas, do Clube de Ténis de Setúbal, e João Valido, internacional de pentatlo moderno e guarda-redes de futebol dos juvenis do Benfica.

Todos os patronos/embaixadores deixaram o seu testemunho, em vídeo. Todos os vídeos, que vão sendo lançados regularmente até ao início dos JFRS, podem ser vistos nesta página: http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6290.

 

Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado

 

Este mega evento, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um “ponto alto” da atividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito, movimenta muitos milhares de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e outros elementos do staff, aos quais se junta o muito público que acompanha as 24 modalidades.

Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a atividade do desporto escolar.

 

Todas as informações sobre os JFRS, nomeadamente, vários vídeos de apresentação e calendários de competições, encontram-se na Internet em: http://www.jogosdofuturo.net/ + https://www.facebook.com/jogosdofuturo.

APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.albatrozdigital.jogosdofuturo

 

Recorde-se que os JFRS são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal – Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal –, AMRS, Movimento Associativo Popular, Deporto Escolar e Associações Distritais de modalidades aderentes.

 

Alguns dados úteis:

  • número de municípios envolvidos nos Jogos do Futuro 2017: 9
  • número de habitantes nos concelhos envolvidos nos Jogos do Futuro: 793543
  • número de coletividades existente na região: 683
  • número de escolas do 2º e 3º ciclos existentes na região: 378
  • número de locais de competição nos 9 municípios onde se fazem os Jogos: 28
  • número de modalidades que integram o programa dos Jogos do Futuro: 24
  • número de atletas que se esperam participem nos Jogos do Futuro: 3000
  • número de monitores envolvidos nos Jogos do Futuro: 50
  • número de acompanhantes que devem passar pelos JFRS: 5000

 

 

Cerimónia de Abertura

Programa

21 H. – Cerimónia de abertura, apresentada por Wanda Stuart e Júlio Mesquita

Desfile das bandeiras dos municípios

Vídeo de apresentação

21.15 H. – Momento protocolar

Mensagem de boas-vindas e início da cerimónia

21.30 H. – Abertura

Atuação de bailarinos e animação de hooverboards, saias cónicas e leques

21.40 H. – Apresentações

Alcochete: ginástica acrobática, Ginásio Clube Português

Setúbal: ginástica rítmica, Vitória Futebol Clube

Sesimbra – ginástica acrobática, pelo Grupo Desportivo de Alfarim

22.10 H. – Atuação de orquestra desportiva

22.20 H. – Apresentações

Palmela: ginástica de grupo, Escola Secundária do Pinhal Novo

Seixal: dança em cadeira de rodas, Wheel Dance da Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal

Montijo: dança modern fusion, Dance Fusion

22.50 H.– Digital Stomp

23 H. – Apresentações

Almada: ginástica, Clube de Ginástica de Almada

Moita: ginástica aeróbica, Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro

Barreiro: hip-hop, Dance Coolture

23.30 H. – Encerramento

Atuação de Wanda Stuart: «Canção do Mar»

 

 

Programa de Jogos

ALCOCHETE

Ténis

3 de junho, sábado, das 9 às 18h

Complexo Desportivo do Valbom

(Courts de Ténis do Valbom)

 

Karaté

3 de junho, sábado, das 14.30 às 18h

Complexo Desportivo do Valbom

(Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete)

 

 

ALMADA

Surf, Bodyboard e Skimboard

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Praia do CDS, Costa de Caparica

 

Râguebi

3 de junho, sábado, 9.30h

Pista Municipal da Sobreda

 

Skate

3 de junho, sábado, 14.30h

Praça da Liberdade

(junto ao Fórum Municipal Romeu Correia)

 

Natação

3 de junho, sábado, das 14.30 às 18.30h

Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada

 

 

BARREIRO

Basquetebol

Cadetes femininos

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Pavilhão da Escola Secundária de Santo André, Barreiro

 

Cadetes masculinos

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Pavilhão Municipal Luís de Carvalho

 

Iniciados femininos

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Pavilhão Gimnodesportivo Escola Secundária de S. António da Charneca

 

Iniciados masculinos

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Ginásio-Sede do Futebol Clube Barreirense

 

Xadrez

3 de junho, sábado, das 9.30 às 12.30h

Tenda do Parque da Cidade

 

 

MOITA

Futsal Feminino

3 de junho, sábado, das 9 às 14h

Pavilhão Desportivo da Escola Básica José Afonso

 

Ténis de Mesa

Competição coletiva

3 de junho, sábado, das 9 às 19h

Competição individual e adaptada

4 de junho, das 9 às 18h

Pavilhão Desportivo Municipal da Moita

 

 

MONTIJO

Hip-Hop

3 de junho, sábado, 16.30h

Pavilhão Municipal nº 1 do Montijo

Ginástica de Trampolins

4 de junho, domingo, 15h

Pavilhão Municipal nº 2 do Esteval

 

PALMELA

Orientação

3 de junho, sábado, das 9 às 12.30h

Zona Sesmaria (junto ao Parque Industrial Mata Lobos)

 

Judo e Judo Adaptado

3 de junho, sábado, das 14 às 18h

Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo

 

 

SEIXAL

Boccia

2 de junho, sexta-feira, das 9 às 16.30h

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

 

Canoagem

3 de junho, sábado, 10h

Zona ribeirinha de Amora

 

Futebol de 11

3 de junho, sábado, das 10 às 18h

Caixa Futebol Campus

 

Futebol de 7

4 de junho, domingo, das 10 às 18h

Caixa Futebol Campus

 

 

SESIMBRA

Futebol de Praia

Iniciados

3 de junho, sábado, das 14.30 às 19h

Infantis

4 de junho, domingo, das 14.30 às 18h

Estádio da Praia do Ouro

 

Futsal Masculino

1ª fase

3 de junho, sábado, das 9 às 20h

2ª fase

4 de junho, domingo, das 9 às 13h

Pavilhão Municipal da Quinta do Conde

 

Hóquei em Patins

3 de junho, sábado, das 9 às 13 horas

Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra

 

Voleibol

3 de junho, sábado, das 14.30 às 18.30h

Pavilhão Municipal de Sampaio

 

 

SETÚBAL

Atletismo

3 de junho, sábado, das 9.30 às 11.30h

Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal

 

Vela

3 de junho, sábado, das 12 às 16h

Centro Náutico Municipal

 

Andebol

4 de junho, domingo, das 9 às 16h

Pavilhão Gimnodesportivo do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze