Congresso Barreiro 2030 Oficina “Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas”

Oficina 10  2  1 750 2500
14 Junho 2016

A última oficina no âmbito do “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento” teve lugar no dia 13 de junho, no Auditório da Biblioteca, subordinada ao tema “Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas”. Recorde-se que o Fórum Participativo tem lugar no dia 2 de julho, a partir das 9h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro apresentou o diagnóstico em termos de Empresas, Comércio Local e Turismo e Visitação. “Que opções tomámos e que caminhos temos feito”, foi também abordado pelo Autarca. A intervenção de Carlos Humberto de Carvalho pode ser consultada AQUI.

Para o debate, bastante participado, foram lançadas as seguintes questões:
- Que Empresas queremos? Que condições temos que criar para manter, desenvolver e atrair novas atividades económicas para o Concelho?
- Considera importante, do ponto de vista do desenvolvimento económico, integrar o Barreiro na visitação turística da AML, a partir da ligação fluvial a Lisboa e apoiada em fatores distintivos como a paisagem/frente ribeirinha e a cultura industrial e operária? E de que forma?
- Como concretizar a aposta no Comércio e Restauração? Poderão estes ser um elemento distintivo do Barreiro?
As Conclusões / Ideias força desta oficina foram:
- Pensar no modelo de cidade, no modelo territorial, para criar desenvolvimento;
- Criar marca territorial para o Barreiro;
- Elaboração de uma estratégia de desenvolvimento económico;
- Apostar no desenvolvimento de polos de atividade económica (Rebelas, Sete Portais, Coina);
- Apostar na divulgação e na comunicação;
- Criar “lista” de empresas existentes / melhorar conhecimento / facilitar trocas;
- Facilidade no acesso a bens e serviços – Barreiro cidade de proximidade;
- Melhorar as acessibilidades e a mobilidade (ponte Barreiro-Seixal);
- Atrair empresas com incentivos fiscais e redução de taxas;
- Criar pacotes e produtos turísticos, em articulação com agentes culturais e empresas;
- Necessidade de alojamentos;
- Apostar na frente ribeirinha, na reabilitação urbana. Arte urbana;
- Apostar na diferenciação;
- Mapeamento da cidade para a atividade económica, com orientações para o espaço público;
- Barreiro como polo de desenvolvimento e tecnologia;
- Barreiro terra com identidade, terra de talentos;
- Ajustamento da oferta formativa às necessidades do modelo de cidade preconizada.

O “Congresso Barreiro 2030” tem como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara Municipal do Barreiro (Vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).
Mais informações e inscrições em http://www.cm-barreiro.pt/pages/1081/

imagemimagemimagemimagem