Congresso Barreiro 2030 | Oficina “Natureza e Biodiversidade”

Oficina natureza e biodiversidade 1 750 2500
08 Junho 2016

No âmbito do Congresso Barreiro 2030, realizou-se a Oficina subordinada ao tema “Natureza e Biodiversidade”, ontem, 7 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. A última Oficina, dedicada ao tema “Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas”, será no dia 13 de junho, segunda-feira, pelas 21h00.

A iniciar a sessão, o Vereador Rui Lopo, com responsabilidade na área do Ambiente, apresentou a Rede Ecológica Metropolitana – REM e sua transposição para a escala municipal; a Estrutura Verde e Paisagem e as áreas de elevado valor Ecológico, (como é exemplo o Estuário do Tejo, Alburrica, a Reserva Natural Local - RNL); a proposta de uma Estrutura Ecológica Municipal (EEM), sendo esta uma figura de planeamento orientada por princípios de proteção dos recursos e dos sistemas naturais, e, por último, no que toca à Produção Primária Local, Rui Lopo expôs a Rede de Hortas do Barreiro - Horticultura urbana institucionalizada.
Referenciou, para o futuro, os seguintes desafios: expansão e integração da EEM; aumentar a proximidade da EEM a equipamentos e a espaços verdes; preservar os melhores solos agrícolas; criar condições favoráveis para a produção hortícola, em contexto urbano.
Pode consultar mais informação AQUI.

Para o debate entre os grupos de trabalho, foram lançadas três questões:
- Que papel deve desempenhar a RNL no contexto do território do Barreiro?
- Que funções deve desempenhar a frente ribeirinha?
- De que forma se deve articular a EEM no contexto do espaço público?

As Conclusões / Ideias força que resultaram do debate foram:

- A Mata Nacional da Machada (MNM) como catalisador da Estrutura Ecológica Municipal;
- A MNM tem potencial estratégico, no contexto do Barreiro e da região. Deve ser estudado o seu potencial (atividade económica, alojamento, lazer, desporto natureza, ciência, …);
- MNM com potencial para funções educacionais, articulação com as escolas;
- Ter em atenção os problemas ambientais do rio Coina decorrentes do seu assoreamento, que dificultam a navegabilidade e sustentabilidade ambiental;
- Frente ribeirinha com condições para o desenvolvimento de atividade económica ligada ao mar (náutica, pesca), para atividades de lazer/estadia, desporto, pontos de vista;
- Possibilitar/facilitar o acesso ao rio;
- A Barra-a-Barra deve ser pensada (tem praia, áreas verdes, história, arqueologia);
- Frente ribeirinha como recurso cultural, identitário, educativo/formativo;
- Manter a preocupação na qualidade da água do rio e na sua melhoria gradual;
- Integrar na Estrutura Ecológica Municipal os parques e jardins existentes.

Na opinião do Vereador Bruno Vitorino, responsável pelo Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, esta área protegida, de 800ha, terá de manter um “equilíbrio entre os valores naturais e, ao mesmo tempo, permitir que a população possa usufruir de um espaço que também é seu”.

Recorde-se que 10 Oficinas temáticas, que decorrerão até 13 de junho, e um Fórum Participativo (com data a anunciar), integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”.
A iniciativa tem como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara Municipal do Barreiro (Vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).

Oficinas
Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas - 13 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

Mais informações e inscrições em http://www.cm-barreiro.pt/pages/1081/