Congresso Barreiro 2030 | Oficina “Educação e Formação Integral do Indivíduo”

Dsc 9888 1 750 2500
03 Junho 2016

“Educação e Formação Integral do Indivíduo” foi o tema da oficina, a 2 de junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no âmbito do Congresso Barreiro 2030.

Educação, equipamentos educativos e de formação e qualificação da população ativa foram os temas abordados. Regina Janeiro, Vereadora da CMB, responsável pelas áreas de Educação e Intervenção Social, explicou aos presentes a oferta educativa no Concelho, em todos os níveis de escolaridade, e apresentou dados em termos de redução da taxa de abandono e retenção, número de alunos em cada grau de ensino, entre outras informações. Consulte o documento apresentado.

Para o debate entre os grupos de trabalho, foram lançadas três questões:
Como preparar a escola para a formação integral do indivíduo?
Como promover o sucesso escolar e combater o abandono?
Como potenciar a melhoria das qualificações da população ativa para promoção do desenvolvimento do Concelho?

As Conclusões / Ideias força que resultaram do debate foram:
- Melhorar a articulação entre a escola, a família e a comunidade;
- Introdução de um curriculum não formal e um curriculum com forte componente local;
- Requalificação/adaptação dos equipamentos escolares que permita a boa prática da atividade física e de expressões;
- O associativismo é estruturante na vida, na formação e qualificação no concelho;
- No combate ao abandono escolar e promoção do sucesso é essencial o trabalho em rede. Criação de uma rede multidisciplinar;
- Apostar na qualificação ativa e na aprendizagem ao longo da vida;
- Alteração de curriculum para uma escola centrada no aluno;
- Necessidade de aprofundar cada um dos temas.

Recorde-se que 10 Oficinas temáticas, que decorrerão até 13 de junho, e um Fórum, agendado para 18 de junho, integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”.
A iniciativa tem como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara Municipal do Barreiro (Vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).

imagemimagem