Congresso Barreiro 2030 Oficina “Transportes e Mobilidade Sustentável”

Grupos 1 750 2500
01 Junho 2016

A sexta oficina no âmbito do “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento” teve lugar ontem, dia 31 de maio, no Auditório da Biblioteca, subordinada ao tema “Transportes e Mobilidade Sustentável”. A próxima tem lugar a 2 de junho, pelas 21h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, e é sobre o tema “Educação e Formação Integral do Individuo”.

O Vereador responsável pelo Planeamento, Ambiente e Mobilidade, apresentou os padrões de mobilidade; as acessibilidades, nomeadamente a melhoria das acessibilidades ferroviárias à AML com a concretização do eixo Norte/Sul; o papel importante do estuário do Tejo enquanto espaço de transporte fluvial de passageiros. Ao nível dos transportes públicos de passageiros, Rui Lopo destacou que o Barreiro, no que toca à oferta multimodal de transportes públicos, possui uma significativa cobertura dos transportes coletivos rodoviários (TCB, TST, Sulfertagus e táxis). “Cerca de 76,6% da população do Barreiro reside a uma distância igual ou inferior a 400m de uma paragem dos Transportes Coletivos do Barreiro”.
Em termos de desenvolvimento sustentável dos TCB, apresentou as três vertentes no seu desenvolvimento: social, ambiental e económica e destacou os principais projetos (APP TCB, Site TCB, gestão de frota SAE e transporte a pedido).
Abordou, ainda, os modos suaves com os principais eixos e áreas de vocação pedonal com condicionamentos ao nível do espaço público.
Entre outros aspetos apresentou a caraterização do estacionamento. “A sua procura quer na via pública, como em parques é sempre inferior à oferta existente”, referiu.

O Vereador apresentou, depois, os seguintes desafios:
Reforçar a integração regional do Barreiro; melhorar as acessibilidades internas; reforçar o papel dos transportes públicos de passageiros; incrementar a utilização de modos suaves (ciclável e pedonal) nas deslocações urbanas quotidianas e implementar uma política de estacionamento coerente.

Os presentes constituíram três grupos e trabalharam os seguintes casos práticos:
» Quais as infraestruturas viárias que podem potenciar um maior incremento nas acessibilidades externas e internas para a população?
» Qual o papel dos TCB na mobilidade urbana e 2030?
» A mobilidade indutora de novos conceitos de cidade?

As conclusões/Ideias chave foram:
» TCB como operador de mobilidade (autocarros, bicicletas, estacionamento)
» Integrar a informação dos táxis com a informação dos TCB – integrar informação sobre mobilidade;
» Reforço da ferrovia, como polo de emprego e modo de transporte;
»TTT prioritariamente com ferrovia;
» Construção de uma rede de ciclovias;
» Cidade mais pedonal (ex: encerramento de ruas, qualificação do espaço público);
» Potenciar a componente fluvial intra margens;
» Avaliar a relação dos interfaces de transportes com as necessidades do Terminal de Contentores, e o transporte de mercadorias;
» Mobilidade muito apoiada nos sistemas de informação/inteligentes;
» Manter a necessidade de expansão do Metro Sul do Tejo;
» Sensibilização e informação para a mobilidade sustentável.

Recorde-se que 10 Oficinas temáticas, que decorrerão até 13 de junho, e um Fórum, agendado para 18 de junho, integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”.
A iniciativa tem como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara Municipal do Barreiro (Vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).

Oficinas
Educação e Formação Integral do Individuo - 2 junho | 21h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita
Inclusão Social e Saúde - 6 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Natureza e Biodiversidade – 7 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas - 13 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro (inicialmente agendada para dia 3 de junho, foi adiada para 13 de junho).

Fórum Participativo
18 junho | 9h30 às 18h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita