Congresso Barreiro 2030 | Oficina “Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação”

Img 20160530 215726 1 750 2500
31 Maio 2016

A quinta oficina no âmbito do “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento” teve lugar ontem, dia 30 de maio, no Auditório da Biblioteca, subordinada ao tema “Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação”.

Em termos de Modernização Administrativa e Relação com o Munícipe, a Vereadora Sónia Lobo, responsável pelo Departamento de Gestão e Administração Geral, falou sobre o trabalho já desenvolvido no âmbito do Balcão Único, portarias, email do munícipe, portal dos serviços online, revisão dos procedimentos internos e de regulamentos municipais e apontou alguns caminhos “que estamos a trilhar”, nomeadamente no desenvolvimento da aplicação de gestão documental, no aperfeiçoamento do balcão único, entre outros aspetos.
Em termos de Participação, foram referidos os vários instrumentos promovidos pela Autarquia, como reuniões de câmara descentralizadas, atendimento descentralizado, Opções Participadas, Roteiros das Freguesias, etc. Rogélia Costa, chefe de Divisão do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação da CMB, apontou como desafios, a melhoria da capacidade de resposta ao munícipe, o incentivo à participação e a melhoria dos instrumentos e mecanismos de participação.
“Como melhorar a capacidade de resposta da Autarquia ao munícipe?” e “Como melhorar os instrumentos e mecanismos de participação?” foram os casos práticos lançados para discussão.

As conclusões foram:

- Incremento da disponibilização de informação processual. + informação, + participação;
- Criação da “Loja Municipal” e edifício municipal que centraliza a produção da resposta;
- Contrariar o défice de informação, através da criação de uma Televisão Local, reforçar o site institucional, desenvolver sinalética na cidade;
- Simplificação e credibilização dos processos e procedimentos;
- Fomentar serviços online;
- Privilegiar a relação pessoal e presencial;
- Realizar inquéritos de opinião, acompanhar indicadores.

Recorde-se que 10 Oficinas temáticas, que decorrerão até 13 de junho, e um Fórum, agendado para 18 de junho, integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”.
A iniciativa tem como base o documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” que ao longo dos últimos dois anos tem sido elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela Câmara Municipal do Barreiro (Vereadores com Pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).

Oficinas
Transportes e Mobilidade Sustentável - 31 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Educação e Formação Integral do Individuo - 2 junho | 21h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita
Inclusão Social e Saúde - 6 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Natureza e Biodiversidade - 7 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas - 13 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro (inicialmente agendada para dia 3 de junho, foi adiada para 13 de junho).

Fórum Participativo
18 junho | 9h30 às 18h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita