“CONGRESSO BARREIRO 2030 – Estratégia e Desenvolvimento” | “Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação” será o tema da próxima oficina

Dsc 9209 1 750 2500
27 Maio 2016

Ambiente e Sustentabilidade foi o tema da quarta, de um total de dez oficinas, no âmbito do “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”, realizada na noite de quarta-feira, 25 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. A quinta oficina dedicada ao tema “Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação” – está agendada para o dia 30 de maio, pelas 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

A sessão contou com as presenças do Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, do Vereador da CMB, responsável pelo Planeamento, Ambiente e Mobilidade, Rui Lopo, de Susana Camacho e de João Figueiredo, em representação da S. Energia – Agência Regional de Energia.

Na opinião de Rui Lopo deve ser feita uma reflexão estruturada sobre o tema, apelando aos munícipes que deixem as suas participações escritas no sentido de “cimentar a discussão que será realizada no Fórum Participativo”.

Apresentou as diversas naturezas dos impactos no Ambiente: quer por via dos transportes, do consumo energético, ou pela atividade industrial, com possíveis reflexos na qualidade do ar, da água e no nível de ruído.

Por seu lado, Susana Camacho fez referência ao apoio facultado pela S. Energia ao Município, no sentido de diminuir o consumo energético em cindo edifícios municipais, e ao movimento associativo do Concelho. Prevê-se que esse apoio seja, em breve, extensível às escolas e às IPSS do Concelho.

O Vereador lançou para discussão, os seguintes desafios:

Energia: considera uma prioridade a introdução das energias renováveis nos setores dos serviços e indústria?

Alterações climáticas: considera na sua opinião que o Município está preparado para enfrentar as alterações climáticas? Que razões poderão ser implementadas para as minimizar?

Ruído: considera que o ruído é um problema para o Município? E que influencia a saúde e o bem-estar da população?

Conclusões/Ideias força

»Criar sistema de indicadores de poupança de energia;
» Estimular o carregamento elétrico de veículos;
»Redução do transporte individual e favorecer a utilização do transporte coletivo;
»Implementar a rede ciclável;
»Continuar a investir na eficiência energética na iluminação;
»Projetos associativos para integração de energias renováveis para poupança de energia;
» Enfatizar a alteração de comportamentos para a poupança de energia, alteração dos hábitos de consumo;
» Mitigar o ruído resultante da existência de grandes infraestruturas;
» Risco de redução dos recursos piscícolas decorrentes de focos de
Poluição;
» Dar seguimento à implementação da estratégia municipal de adaptação das alterações climáticas e cumprir o Pacto dos Autarcas.

Próximas oficinas:
» Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação – 30 de maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

» Transportes e Mobilidade Sustentável - 31 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

» Educação e Formação Integral do Individuo - 2 junho | 21h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita

» Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas - 3 junho | 21h00 | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro

» Inclusão Social e Saúde - 6 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

» Natureza e Biodiversidade - 7 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

Fórum Participativo
» 18 junho | 9h30 às 18h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita.