“Congresso Barreiro 2030” abriu com a discussão “População e Cidade”

Congresso 2030 oficina1 74 1 750 2500
20 Maio 2016

Decorreu na noite de quinta-feira, 19 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a primeira das dez oficinas que integram o “Congresso Barreiro 2030 – Estratégia e Desenvolvimento”, iniciativa com base no documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” - Referencial Estratégico e Modelo de Desenvolvimento Territorial. “População e Cidade” foi o tema desta primeira sessão.

A iniciativa “Congresso Barreiro 2030” divide-se, conforme explicou o Vereador da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) com o Planeamento, Ambiente e Mobilidade, em dois grandes momentos: o conjunto de dez sessões “de grandes temas”, iniciadas ontem, e - um outro momento, “mais massificado”, agendado para 18 de junho, “onde queremos discutir, de uma forma mais ampla”, disse.

O Congresso 2030 debate, conforme referiu Rui Lopo, os “alicerces que devem dar suporte ao Barreiro que queremos”. “É um instrumento de expectativa, que deverá ser suportado pelo nosso PDM”, disse.

A discussão de “População e Cidade” dividiu-se em três subtemas: “demografia”, “cidade” e “território”. Da sessão ficaram registas algumas conclusões/ideias de força, orientadoras, nas quais poderá assentar a estratégia:

•             A necessidade de criar condições para gerar emprego, intervindo e catalisando vontades;

•             A conectividade como conceito, em que se inclui a mobilidade inter e intrarregional, os TCB, as relações de cidade, as questões dos desafios digitais, as relações sociais;

•             Consolidar o território em detrimento da expansão urbana, numa perspetiva qualificadora, regeneradora, em que a dimensão do território desse ser interpretado como oportunidade e não como um problema, incentivando a reabilitação do edificado.

•             Apostar na participação e envolvimento das populações nos processos

•             Comunicar a identidade do Concelho como fator distintivo e de atração

•             Sublinhar as frentes ribeirinhas com um ativo com grande potencial, interna e externamente.

Para a discussão de ontem foram lançados os seguintes desafios: responder às necessidades resultantes do envelhecimento da população; incentivar a conservação do parque habitacional com ocupação de alojamentos devolutos; contrariar os efeitos das alterações demográficas; promover políticas de incentivo a particulares para a reabilitação urbana; e qualificar as áreas de intervenção prioritária e promover a consolidação urbana em detrimento da ocupação fragmentada.

A discussão efetuou-se em torno de três assuntos: a inversão do decréscimo populacional das ultimas décadas; a melhoria do estado de conservação do edificado privado e criar uma cultura de reabilitação e conservação regular dos imóveis particulares; a consolidação das áreas urbanas, conter os perímetros urbanos e privilegiar a reabilitação urbana tanto ao nível do edificado como o espaço publico.

Os subtemas foram debatidos em três mesas redondas pelos presentes. Cada mesa com um moderador e um relator designado para apresentar as conclusões.

“Daqui pode sobressair e resultar muita riqueza de informação”, sublinhou o Chefe de Divisão de Planeamento, Ambiente e Mobilidade, João Paulo Lopes.

Programa de Oficinas:

• Serviços Públicos de Água, Saneamento e Resíduos - 23 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Cultura, Desporto e Associativismo - 24 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Ambiente e Sustentabilidade - 25 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Modernização Administrativa, Relação com o Munícipe e Participação - 30 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Transportes e Mobilidade Sustentável - 31 maio | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Educação e Formação Integral do Individuo - 2 junho | 21h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita
  • Desenvolvimento Económico: turismo, comércio e empresas - 3 junho | 21h00 | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Inclusão Social e Saúde - 6 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
  • Natureza e Biodiversidade - 7 junho | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

Fórum Participativo

18 junho | 9h30 às 18h00 | Auditório Municipal Augusto Cabrita

O documento “Estratégia de Desenvolvimento – BARREIRO 2030” tem vindo a ser elaborado pela equipa técnica do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. (CEDRU) liderada pelo professor Jorge Gaspar, pela CMB (vereadores com pelouro e técnicos), com os contributos do Conselho Estratégico (composto por personalidades do Concelho com reflexão e atividade no quotidiano local, nos mais diferentes sectores de atividades).

+INFO/Inscrições: http://www.cm-barreiro.pt/pages/1081/