Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro | Simulacro de incêndio urbano na EB1 José Joaquim Rita Seixas

Simulacro 4 1 1024 2500

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, decorreu na manhã de hoje, 16 de maio, um simulacro de incêndio urbano na Escola Básica Professor José Joaquim Rita Seixas.
Estiveram envolvidos cerca de 220 alunos, 14 professores e 10 auxiliares.

simulacro_1

Quando soou o alarme de incêndio numa sala da escola, a comunidade educativa procedeu à evacuação do edifício, concentrando-se no pátio, ponto de encontro, até ao aparecimento dos Bombeiros.

simulacro_6

No decorrer do exercício, foram resgatados dois alunos vítimas de inalação de fumo, que foram prontamente socorridos no local, numa das viaturas dos bombeiros.

simulacro_8
No sentido de garantir a segurança de todos, e com a ajuda da Polícia de Segurança Pública, a comunidade educativa foi evacuada da escola e encaminhada para o Parque Catarina Eufémia, novo ponto de encontro, onde permaneceu até à conclusão do simulacro.

simulacro_7

O Presidente do Município, Frederico Rosa, acompanhou este exercício no qual participaram os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, os Bombeiros Voluntários do Barreiro - Corpo de Salvação Pública, a Polícia de Segurança Pública e o Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro.

Frederico Rosa considera este tipo de exercício "importante, pois se não o treinarmos, quando chegar o dia, não corre bem. É engraçado ver, nesta e noutras escolas, que muitos dos miúdos que já passaram por estes simulacros já fazem os seus percursos, sabem os pontos de encontro e começam a perceber as regras. As coisas estão perfeitamente rotinadas, pois alunos, professores e auxiliares sabem o que fazer em situações deste género. Felizmente no Barreiro já se fazem estes exercícios há muitos anos”.

Nos próximos dias, será feito um briefing para, segundo o Presidente, "ver o que é que se pode melhorar e agilizar o processo". Na sua opinião, iniciativas deste tipo permitem que "os miúdos fiquem com uma relação mais próxima com os bombeiros e com o que eles podem fazer por nós".