Município do Barreiro homenageou cinco mulheres “com garra”

Dsc 2254 1 1024 2500

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher realizou-se, a 9 de março, a Cerimónia “Mulheres com Garra!”, um agradecimento promovido pelo Município do Barreiro a cinco mulheres que estiveram (na passada semana), ou irão estar, este ano letivo, nas escolas do Concelho a falar sobre Igualdade de género. São elas Ana Paula Pona, Diretora do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, Joana Piteira, Capitã da Equipa de Basquetebol Feminino do GDESSA, Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro e Silvana Sebastião, Árbitra de Futebol.

DSC_2212

Dirigindo-se às homenageadas, o Presidente da CMB, Frederico Rosa, referiu "o orgulho que sentimos em termos vocês como cidadãs”. Salientou a disponibilidade que estas tiveram para conversar com os alunos sobre Igualdade de género e agradeceu às escolas a recetividade pela iniciativa.
Finalizou a intervenção sublinhando que esta “não é uma luta das mulheres, é uma luta de todos aqueles que acreditam numa sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades independentemente da raça, do género e credo".
Esta Sessão é o culminar de várias conversas das homenageadas com os alunos, pois segundo a Vereadora Sara Ferreira "faz todo o sentido levar estas mulheres, com profissões desafiantes, às escolas para abordar a temática da Igualdade de género, pois só assim conseguimos mudar mentalidades".
Para quem acha que não faz sentido assinalar o Dia Internacional da Mulher, Sara Ferreira lembrou alguns indicadores da desigualdade existente entre homens e mulheres: “As mulheres ainda trabalham uma hora e 45 minutos, a mais que os homens, em horário pós-laboral, em tarefas domésticas; as mulheres, ainda ganham menos 17% que os homens em profissões semelhantes, ainda temos um longo caminho pela frente”, lamentou.

Na sessão estiveram, também, presentes o Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Batista, os vereadores João Pintassilgo, Rui Braga e a Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro.
De referir que esta Cerimónia contou com um apontamento musical realizado pelo Combo da Escola de Jazz.

+ Fotos AQUI.

Biografias das homenageadas