AVISO À POPULAÇÃO | PRECIPITAÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA

Logotipopc 1 1024 2500

Situação Meteorológica:

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro informa que, no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se, para os próximos dias, um quadro meteorológico persistente de forte instabilidade atmosférica a afetar todo o território continental:

» Precipitação - pontualmente forte e localizada (>10 mm/h), que será persistente ao longo dos próximos dias, a intensificar a partir do final do dia de hoje em todo o território, embora de forma mais expressiva nas regiões do litoral Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo. Preveem-se acumulados que podem superar os 300 mm/10 dias nas regiões do litoral Norte e Centro e 150-200 mm/10 dias no restante território.

» Vento - A intensificar a partir da tarde de hoje (27fev) do quadrante Sul, moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 90 Km/h. Um agravamento que será mais significativo entre os dias 28 fevereiro e 02 março (4ª a 6 feira), em especial nas regiões Centro e Sul, com rajadas que podem atingir os 100 Km/h nas terras altas e 80 Km/h no restante território, não sendo de excluir a possibilidade de fenómenos extremos de vento localizados.

» Agravamento das condições do mar - prevendo-se agitação marítima de sudoeste até 5-7 m com picos máximos da ordem dos 10/12 m (com forte rebentação na costa) essencialmente a Sul do cabo Raso a partir de 4ªfeira (28 fevereiro).

Associadas a estas condições, preveem-se dificuldades de escoamento causadas por obstruções da rede pluvial e/ou de linhas de água que podem dar origem a constrangimentos, que devem ser evitados por operações de limpeza e manutenção localizadas. Especial atenção deverá ser dada a zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações rápidas. As condições do mar poderão ser particularmente danosas para a costa Sul e localmente nos portos mais expostos a correntes de sudoeste.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:

» Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
» Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais, ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
» Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
» Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
» Danos em estruturas montadas ou suspensas;
» Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
» Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
» Possíveis acidentes na orla costeira;
» Fenómenos geomorfológicos pontuais, causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

MEDIDAS DE AUTO PROTEÇÃO
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:

» Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
» Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
» Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
» Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
» Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
» Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
» Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
» Estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Em caso de dúvidas, contate o Serviço Municipal de Proteção Civil, ou o Corpo de Bombeiros da sua área de residência, ou as Forças de Segurança.
Acompanhe o evoluir da situação meteorológica e os avisos meteorológicos e de segurança nos seguintes sítios da internet:
Instituto Português do Mar e da Atmosfera: www.ipma.pt ;
Autoridade Nacional de Proteção Civil: www.prociv.pt .

Aviso à população