27 novembro a 3 dezembro | Semana da Diferenç@ 2017

Logo 1 1024 2500
2017/11/21

De 27 de novembro a 3 de dezembro, o Barreiro acolhe a Semana da Diferenç@, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro e pela Associação Vem Vencer, Associação NÓS, RUMO, CERCIMB. Na apresentação pública do programa, no dia 20 de novembro, no Forum Barreiro, a Vereadora da CMB, Sara Ferreira, responsável pela Intervenção Social, referiu que a Semana da Diferenç@ tem a particularidade de unir escolas, sociedade civil e entidades em torno do mesmo tema, contribuindo para a construção de cidades mais coesas.

Sara Ferreira considera que a temática da diferença tem de ser aprofundada, com especial enfoque na área do desporto, estendendo a integração a diversas modalidades.

Marco Gomes, em representação da NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, salientou o facto de as escolas estarem integradas, com um papel ativo, este ano, na realização da Semana da Diferenç@, referindo que já não são apenas as instituições da área que trabalham a questão da diferença. Referiu ainda a importância de a “sociedade sentir que esta uma questão que diz respeito a todos”.

Conceição Varela, em representação da Associação Vem Vencer salientou a Gala da Diferenç@, no dia 1 de dezembro, como o “ponto alto” da semana, onde são valorizadas as boas práticas e distinguidos locais, personalidades e entidades com os seguintes prémios: Zona Pública, Edifícios Acessíveis, Organização Não Governamental, Personalidade, Empregabilidade e Inovação.
A Vem Vencer atribui ainda os prémios “Amigos” que, este ano, segundo Conceição Varela, serão entregues à Associação Sul e Sueste e ao grupo musical Night Falls.
Destacou ainda a participação do Instituto Nacional de Reabilitação na programação da Semana da Diferenç@ e recordou o trabalho de David Varela, recentemente falecido, como fundador da Associação e impulsionador desta semana.

DSC_3190

De salientar que a Semana da Diferenç@ é organizada no âmbito do Grupo Concelhio para as Questões da Diferença, do Conselho Local de Ação Social do Barreiro, e conta com o apoio das Uniões de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo e Verderena e do Barreiro e Lavradio, da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, dos Agrupamentos de Escolas Alfredo da Silva, Santo André e Casquilhos, do ACES Arco Ribeirinho, do INR, da Segurança Social e do Forum Barreiro.

cartaz_Semana_Diferença_2017Seminario_Semana_Diferença_2017