Moinho de Maré Pequeno e Moinhos de Vento de Alburrica em ‘vias de classificação’ como Conjunto de Interesse Municipal

Alburrica 1 1024 2500
2015/08/07

imagem

A Câmara Municipal do Barreiro aprovou, por unanimidade, na Reunião Ordinária Pública de 29 de julho, a abertura do procedimento de classificação do Moinho de Maré Pequeno e dos Moinhos de Vento de Alburrica como Conjunto de Interesse municipal.

O Conjunto mencionado fica em ‘vias de classificação’, uma vez que a partir da publicação do edital, no prazo de 30 dias, todos os interessados se devem pronunciar sobre a decisão de abertura de procedimento administrativo de classificação dos bens imóveis.
O Edital estará disponível para consulta nas Festas do Barreiro/Exposição Institucional, Espaço Memória, Biblioteca Municipal e Paços do Concelho (Rua Miguel Bombarda).

De acordo com a deliberação, o interesse em classificar estes imóveis prende-se com a importância da atividade industrial, por eles desenvolvida, durantes os séculos XVII e XIX.
Recorde-se que a CMB com o objetivo de salvaguardar a memória destas estruturas pré industriais tem vindo a adquirir de forma progressiva estes imóveis. Atualmente, possui o Moinho de Maré Pequeno (Largo do Moinho Pequeno, Rua Miguel Pais) e o conjunto dos três Moinhos de Vento de Alburrica.

Consulte aqui a deliberação:

Moinhos

Alburrica 1 1024 2500