SERVIÇO DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS DO BARREIRO – OAU! | ENTREGA SIMBÓLICA DO PRÉMIO DA QUALIDADE DO DISTRITO DE SETÚBAL/SERVIÇOS PÚBLICOS

Oauentregapremio2site 1 750 2500
2014/01/28
Os funcionários da Divisão de Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) entregaram, ontem, dia 27 de janeiro, simbolicamente, o 2º Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos ao Presidente da Autarquia, Carlos Humberto de Carvalho, e à Vereadora Sofia Martins. Recorde-se que o Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU!, desenvolvido pela CMB em colaboração com outras entidades, foi distinguido com o segundo lugar, no dia 19 de dezembro de 2013, na 10ª edição do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos para o biénio 2012/2013. Nesta edição, o 1º lugar coube também a um serviço da CMB, o Espaço J.

O Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, pretende distinguir as boas práticas na Administração Pública Local, com vista a promover um serviço público, com qualidade, eficácia e celeridade.
Na iniciativa, a Vereadora Sofia Martins referiu que este Prémio “é dedicado aos trabalhadores que se têm esforçado para alargar este projeto”. A Autarca salientou que o Barreiro tem “uma das maiores redes do País de recolha de óleo alimentar usado”. Neste sentido, salientou o esforço da firma SOVENA na colocação de oleões nas ruas do Concelho, que, no total, são já 42.
“Esperamos que este prémio dê mais ‘frutos’”, referiu Sofia Martins.
Carlos Humberto de Carvalho salientou a importância da parceria neste projeto, no âmbito empresarial e social. “É esta metodologia de parceria que consideramos adequada para ultrapassar as dificuldades do Concelho”, referiu o Presidente.
Acácio Coelho, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, realçou a importância da atribuição deste prémio a um projeto que tem como um dos objetivos o apoio aos bombeiros do Barreiro. O Comandante agradeceu “o esforço enorme que está a ser feito para diminuir a poluição no Concelho” e reiterou “a nossa disponibilidade para continuar a contribuir, no futuro, em tudo o que esteja ao nosso alcance, para mantermos o Barreiro limpo”.
José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, referiu que este prémio “é demonstrativo do esforço e trabalho realizado pelo Município em prol do ambiente na recolha do óleo”. José Figueiredo “agradeceu ao Município e aos cidadãos o apoio que nos têm dado. Esse contributo representa equipamento para os Bombeiros Voluntários do Barreiro”.
Recorde-se que os lucros derivados da recolha e transformação do óleo alimentar usado revertem a favor das duas corporações de bombeiros voluntários do Barreiro.
Por último Paula Arês, da Firma SOVENA, referiu que “é importante estarmos envolvidos neste projeto porque traz mais-valias ambientais e sociais”, considerando que “este prémio pode dinamizar a recolha neste Concelho e nos limítrofes”.

“Os óleos alimentares usados constituem um resíduo que quando despejado no meio ambiente causa graves problemas de poluição. A Divisão de Resíduos, no âmbito da sua atividade procura soluções ambientalmente mais eficazes na gestão de resíduos, tendo em conta o uso eficiente dos recursos disponíveis.
Na sequência desta abordagem, o serviço OAU!, foi pensado e planeado antes mesmo de existir legislação especifica para esta área, existindo formalmente desde 6 de Abril de 2009 em parceria com a firma SOVENA – marca FULA, envolvendo vários parceiros, nomeadamente:
- Agrupamentos de Escolas do Concelho – envolvendo todas as escolas públicas do 1º ciclo;
- RUMO, Cooperativa de Solidariedade Social, CRL – responsável pela confeção das refeições nas escolas do 1º ciclo;
- OLEOTORRES, Lda. – empresa responsável pela recolha do OAU.
- As duas Corporações de BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS do concelho do Barreiro – Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste.
Para além destes, foram envolvidos os vários estabelecimentos de restauração, estabelecimentos de ensino públicos e particular, associações, coletividades e outras instituições do concelho”,
consta no texto da candidatura na parte referente à apresentação do projeto.

A Visão e a Missão do serviço OAU! foram definidos na proposta de serviço efetuada à Vereadora do pelouro, Sofia Martins, e aprovada por esta em 28 de janeiro de 2009.

“Visão
Ser um serviço de referência a nível nacional no correto encaminhamento de óleos alimentares usados, através do envolvimento de todos os setores da comunidade local.

Missão
Promover o correto encaminhamento de óleos alimentares usados, envolvendo a comunidade local, através de sensibilização, estabelecimento de parcerias, otimização de recursos e desenvolvendo com os parceiros, soluções mais eficazes, em termos ambientais e sociais, para o encaminhamento OAU”,
refere o texto da candidatura.

Contactos:
Câmara Municipal do Barreiro