Festas do Barreiro de 10 a 19 de agosto














Na manhã de sábado, 14 de julho, teve lugar a “Proclamação das Festas do Barreiro”, momento que assinalou o “lançamento” da edição deste ano, que decorre de 10 a 19 de agosto.
O evento, simbólico, teve concentração no Largo junto ao Mercado 1º de Maio, com atuação da Banda Municipal do Barreiro, seguindo a comitiva até ao Largo da Nossa Senhora do Rosário, onde decorreu a cerimónia do Içar do “Mastro” ou “Painel”.
Trata-se, conforme referiu a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsável pela Cultura e, simultaneamente Presidente da Comissão de Festas, Sara Ferreira, de um evento, “de cariz popular”, muito importante para o Concelho.
O Padre João Paulo, coadjutor da Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, agradeceu a cooperação de todos os envolvidos na Organização do evento.
A encerrar, o Presidente da CMB, elogiou o trabalho afincado da Comissão de Festas e salientou, tal como a Vereadora o havia feito, a simbiose, patente no Programa, entre o lúdico, a cultura e a vertente religiosa.
O içar do “Mastro”, também conhecido por “Painel”, é uma tradição antiga. Era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro. Era colocado um «Mastro» de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta); mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros. Esta tradição manteve-se até 1972.
As Festas do Barreiro 2018 decorrem de 10 a 19 de agosto. São vários os artistas de nomeada que sobem ao Palco das Marés, o maior dos vários espaços do recinto onde decorrerão espetáculos.
PALCO DAS MARÉS | 22h00
10 agosto | QUIM BARREIROS
11 agosto | CARMINHO
12 agosto | NOITE POPULAR FM
13 agosto | DIOGO PIÇARRA
14 agosto | HMB
15 agosto | BIG BAND DA ESCOLA DE JAZZ DO BARREIRO
16 agosto | FERNANDO DANIEL
17 agosto | SLOW J
18 agosto | MASTIKSOUL
19 agosto | JOSÉ CID
A Comissão de Festas é constituída pelo Município do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Associação de Mulheres de Patologia Mamária, Banda Municipal do Barreiro, Dom Pedro V, Grupo de Dadores de Sangue do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Memória Colorida - Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Motoclube do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”, Gasoline, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, SOS Bicharada e Vem Vencer. Integram, ainda, a Comissão, a título individual, os cidadãos barreirenses António Sardinha, Fernando Ribeiro e Cristina Ganhão.
Tudo sobre as Festas: