Moinhos de vento
Moinhos de Vento de Alburrica
Em 1852, foram edificados em Alburrica três Moinhos de Vento.O maior ou Gigante, o central ou Poente e o último, o Nascente.
Os Moinhos Nascente e Poente de tipologia comum, possuem torre cilíndrica de dois pisos, cobertura móvel e duas mós. São desativados em 1950 e adquiridos pela Câmara Municipal em 1973. O Moinho Poente ostenta um registo votivo em azulejo dedicado a Nª Sª do Rosário.
O Moinho Gigante de tipologia holandesa foi desativado em 1919 sendo habitado por pescadores até 1998 quando passa a Património Municipal.
Localização: Alburrica, Barreiro
Moinho de Vento Nascente
O Moinho de Vento Nascente, totalmente renovado, está disponível para visitas do público.
Tem um mastro com cerca de 10 metros e varas de sete metros.
A empresa Etnoideia, especializada no desenvolvimento Rural, molinologia e etnoturismo, foi a responsável pelo projeto de reabilitação do Moinho
Moinho de Vento do JIM
Mandado edificar em 1827 pelo britânico James Hartley, conhecido por “Jim”, funcionou até ao final do séc. XIX, sendo em 1926 adaptado para habitação.
Em 1960 passa a Património Municipal.
Moinho de arquitetura Proto – Industrial, com estrutura em forma de cone truncado, torre de três pisos, cobertura giratória e duas mós. O sistema de velas original era de tecnologia holandesa - velas de madeira retangulares com uma envergadura de 13 metros.
Localização: Av. Bento Gonçalves, Barreiro