Maria Helena Guerreiro da Costa
Por doação de D. Maria Helena Guerreiro da Costa, o acervo do Município recebeu algumas peças de reconhecido valor artístico e patrimonial para o Barreiro, nomeadamente dois vasos de origem Japonesa, dois vasos de faiança azul, e duas pinturas em Aguarela.
D. Maria Helena era filha do Dr. José Joaquim Fernandes Costa, natural do Barreiro e nascido em 1863, tendo o mesmo sido durante anos o médico municipal do Barreiro. Era seu avô, Joaquim Rosário da Costa, figura política da época e grande benemérito da Sociedade Marcial Capricho Barreirense, hoje SDUB “Os Franceses”.
Após a Implantação da República, Joaquim Rosário da Costa, adquiriu por leilão diversos objetos artísticos, alguns dos quais, doados ao Município.
Os vasos em faiança de cor azul, pertencentes à Igreja de Santa Cruz foram adquiridos em leilão no ano de 1911.
Dois vasos de origem Japonesa, que serviam de adorno à sala de espera da estação fluvial do Sul e Sueste, quando a família Real efectuava as suas viagens de Lisboa para Vila Viçosa e vice-versa.
Duas aguarelas. Uma da autoria de Roque Gameiro com uma imagem da praia do Barreiro, com o Moinho. A outra, de 1893 intitulada “última muleta encalhada” é da autoria de José Ayres.