Família Operária
Em 22 de maio de 2010, a Câmara Municipal decidiu erguer um monumento da autoria de João Duarte alusivo à família operária, a fim de homenagear os homens e mulheres que trabalharam nas diferentes fábricas do Concelho.
Localizado no Largo Alexandre Herculano, em frente a uma das entradas da antiga CUF, o escultor concebeu o projeto escultórico de forma à própria rotunda incluir elementos que simbolizassem o trabalho, como é exemplo a roda dentada.
A escultura apresenta vários níveis de altura, onde se podem observar elementos redondos (rodas) que simbolizam o terminal dos caminhos de ferro, a indústria. Sobre esta base, assenta o plinto em betão, donde sai um elemento em ferro que representa, mais uma vez, as engrenagens da indústria. Apoiado neste elemento, a seis metros de altura, em baixo-relevo, em bronze, um casal com uma criança representam uma família operária.
Apresenta uma placa colocada da face frontal do plinto em betão:
"Monumento / «À Familia Operária» / Escultor: João Duarte / Construção: Socobre / Câmara Municipal do Barreiro / Maio 2010 ".
Na zona inferior do lado direito da chapa de ferro, assinada e datada: "João Duarte / 2010".