ADIADO | Concerto com Equinox Quartet (data a anunciar oportunamente)

ADIADO. Os ingressos já adquiridos são válidos para data a anunciar oportunamente.
O Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, vai ser palco, no dia 10 de abril, pelas 16h00, do Concerto com Equinox Quartet, “48 anos de sombras, 48 de luz”.
Público-alvo: M/6 anos
Ingresso: 5€
Promotor: CMB
SINOPSE
“48 anos de sombras, 48 de luz”
A 24 de março de 2022 a democracia portuguesa supera em um dia os 48 anos de tempo de vida da ditadura, dando o mote para o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Com o seu poder na construção de um imaginário comum, no desenvolvimento de referências que promovem uma identidade social partilhada e de carácter agregador, a cultura, e muito em particular a música, desempenhou um papel assinalável na consolidação de uma sociedade democrática em Portugal. Com efeito, perante a ameaça de fratura (entre classes, entre tendências políticas), que naturalmente sucede a um período revolucionário, os fatores de coesão do tecido social, nos quais se inclui a produção cultural de um país, podem contribuir para ultrapassar de forma transversal o radicalismo e o entrincheiramento, desviando o fervilhar ideológico de uma postura faccionada e direcionando-o no sentido do debate democrático pela construção do bem comum.
A música de intervenção e de protesto, com o papel que se lhe conhece durante o período ditatorial na inspiração de uma larga camada da população através da beleza dessa forma de contestação, despertando e alimentando sensibilidades não só para a necessidade como para a possibilidade de um futuro mais luminoso, não se cingiu apenas a ser um dos elementos cruciais no panorama que acabou por conduzir à Revolução, manifestando-se então como sua banda sonora. Constituiu-se afinal, também, como ponte para o período pós-revolucionário, fonte sempre renovável desse imaginário comum. De um símbolo de ação “contestativa” transformou-se em motivo de lembrança d´O dia inicial inteiro e limpo de Sophia de Mello Breyner Andresen, remetendo-nos agora a todos em cada audição para, do atordoamento do quotidiano e da rotina, nos elevarmos em esperança, celebrarmos as conquistas do 25 de Abril e, perante os desafios que sempre surgem, continuarmos a lutar por um futuro cada vez mais justo, igualitário e democrático.
16h00
5€
Eventos relacionados
-
/conhecer/agenda-de-eventos/evento/concerto-com-a-garota-nao
Concerto com “A Garota Não”
14 Mai 2022Local:Auditório Municipal Augusto Cabrita -
/conhecer/agenda-de-eventos/evento/apresentacao-do-livro-a-margem-de-carla-melo-70
Apresentação do livro "À margem” de Carla Melo
07 Mai 2022Local:Biblioteca Municipal do Barreiro -
/conhecer/agenda-de-eventos/evento/concerto-andre-rosinha-trio-dia-internacional-do-jazz
Concerto André Rosinha Trio | Dia Internacional do Jazz
30 Abr 2022Local:Biblioteca Municipal do Barreiro