Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Igreja da Misericórdia

imagem

Igreja de planta longitudinal, com dois corpos distintos: capela e sacristia. Localiza-se na Praça de Santa Cruz em frente à Igreja Matriz. Terá tido origem a partir de uma Albergaria ali existente em 1492, mas a fundação do actual templo só vem a ser sancionada por D. Sebastião em 1569.

No alçado principal, de influências maneiristas, destaca-se o portal com cornija que apresenta a seguinte legenda: ISABEL.PIZ DAZABVIA.FEZ ESTE PORTAL rematado por uma concha, sobrepujada por querubins.

No interior destaca-se o púlpito colocado provavelmente no século XVIII, ornamentado na face central por uma cabeça de anjo em relevo e na base por elementos vegetalistas. A encimar o vão da porta que dá acesso ao púlpito, a representação do Espírito Santo.

A nave apresenta frisos horizontais de azulejos em azul e branco da mesma época do púlpito com representações de albarradas e frisos marmoreados em roxo de época mais tardia.

Na capela-mor painéis de azulejos historiados, com elementos relativos à vida de S. João Baptista. Do lado esquerdo do altar a representação do Nascimento de João Baptista e uma cena relacionada com a sua infância. No lado direito, a representação da Visitação e, no painel lateral de menores dimensões, João Baptista, já em idade adulta durante a sua pregação no deserto.
Na cruz que ostenta, a inscrição «ECCE AGNUS DEI» [Este é o cordeiro de Deus].

O altar-mor apresenta um conjunto azulejar do século XX com a representação da Assumpção da Virgem.
Foi classificada como Monumento de Interesse Municipal em 26/03/2003

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze