Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Igreja de Nossa Senhora da Graça de Palhais

imagem


O atual templo de Nª Sª da Graça resulta de sucessivas intervenções efetuadas desde que a pequena Ermida desta invocação foi erigida pela população local, provavelmente, em meados de quatrocentos.

A Igreja, de traça quinhentista, apresenta-se como um dos raros monumentos da arquitetura manuelina no concelho. De nave única, o edifício apresenta duas Capelas funerárias laterais, de planta quadrada, com abóbadas de nervuras tão ao gosto quinhentista e desta época conserva ainda alguns painéis de azulejos enxaquetados, brancos e verdes.

A decoração exterior da fachada principal apresenta um programa decorativo definido pelo portal axial em pedraria, cujo arco trilobado arranca de finas colunas de bases e capitéis lavrados, ornados por elementos vegetalistas e coroados por cogulhos dispostos em triângulo.

A vivência ao nível local de uma elite de altos funcionários da Coroa relacionados com a Real Fábrica do Biscoito em Vale de Zebro, que decisivamente deixou marcas da sua existência na velha Ermida, foi determinante para a importância que a freguesia viria a assumir no contexto da Expansão Portuguesa.

A Igreja de Nª Sª da Graça foi classificada como Monumento Nacional em 1922.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze