Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Estaleiro Naval da Telha

imagem

As atividades ligadas à construção naval nas margens do Rio Coina, são tradicionalmente associadas à época da Expansão Portuguesa.

Contudo, é de crer que numa região onde abundava a madeira, tivessem anteriormente existido diversos estaleiros que asseguravam a construção das embarcações de pesca e de tráfego local.

A existência de um Arsenal de Marinha no lugar da Telha, deve remontar ao século XV, porém, é nos séculos XVI e principalmente no século XVII – altura em que este estaleiro laborou ativamente para a reconstrução da marinha portuguesa, destruída após a queda da Invencível Armada – que ganha maior notoriedade.

Abrigada das tempestades de Inverno a Feitoria da Telha, como também era designado este estaleiro, permitia a conclusão das embarcações, iniciadas no Verão na Ribeira das Naus de Lisboa, que por estar muito exposta às invernias impossibilitava a laboração nesta altura do ano.

Das praias da Telha saíram muitos navios para as viagens de descobrimento e nos seus areais eram enterradas as madeiras, preparando-as assim para a construção naval.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze