Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Instalações e áreas funcionais

imagem

A Biblioteca Municipal do Barreiro é um edifício construído de raiz, implantado no centro da Cidade, em local central e acessível e num espaço próximo de actividades de comércio e serviços.
O edifício desenvolve-se num piso térreo, logradouro de um edifício de habitação, com uma área de 2100 m2. A arquitectura interior desenvolve-se no sentido da adequação do espaço à polivalência de funções culturais, de acordo com os modernos princípios da leitura pública.
A qualidade da arquitectura do edifício, concebido como local acolhedor, de livre acesso e de animação, confere-lhe o dinamismo de uma biblioteca pública moderna.
Para que a Biblioteca seja, de facto uma instituição viva e dinâmica, cumprindo os seus objectivos e finalidades, o projecto de construção contemplou uma organização espacial estruturada nos seguintes sectores:

Entrada principal. Receção

imagem

É um espaço de acolhimento, informação e orientação do utilizador.
Nele se localiza o balcão de atendimento onde se recebem as novas inscrições, se dão respostas a várias questões, se controla o serviço de empréstimos e apoio ao Auditório.

Leitura e animação infantil e juvenil

Este espaço pretende recriar ambientes ligados ao imaginário infantil. É constituído por duas salas de leitura e empréstimo, uma sala de conto, bebéteca, atelier de expressão plástica, um pequeno sector de audiovisuais e uma mesa interativa que permite aos mais pequenos jogar, desenhar, entre outras funcionalidades.

imagem

Das iniciativas de animação destacam-se as sessões de animação da leitura que ocorrem regularmente no espaço da Sala de Conto e os ateliers.

imagem

O espaço destinado à leitura juvenil situa-se frente à secção infantil, o que permite uma fácil circulação entre as duas zonas.

Encontra-se ao dispor dos jovens um Pad interativo, na Sala juvenil, organizado com vários links direcionados para espaços de estudo/lúdicos de apoio às várias disciplinas lecionadas.

imagem

 

Leitura de periódicos

imagem

Espaço amplo, situado logo após a recepção, junto ao pátio interior ajardinado, inserido na secção de adultos e em estreita ligação com a Sala Multiusos, revelou-se um espaço privilegiado para a leitura informal e de lazer.

Está apetrechado com um Pad interativo para consulta de jornais e revistas online.

Existem, ainda, jornais diários, semanários e revistas, de divulgação geral, impressos para consulta. 

Sala Multiusos/Sala de Exposições

Situada ao lado da recepção e com acesso directo ao Auditório Principal, dispõe de um espaço destinado a exposições de artes plásticas, bio-bibliográficas ou temáticas e um pequeno espaço dedicado à leitura mais informal. Tem ainda a possibilidade de se transformar num espaço para pequenas tertúlias e lançamento de livros.

imagem

Leitura Geral (secção de adultos)

 

imagem

 

Dispõe de duas salas de leitura (empréstimo e consulta) contíguas, e uma sala destinada aos documentos do Fundo Local. Integra uma variada coleção de livros organizados por assuntos, devidamente identificados, podendo ser consultados dicionários, enciclopédias e outras obras de referência. Todas as obras estão dispostas em livre acesso e são destinadas ao empréstimo e à consulta local.

Espaço Internet

imagem
Integrado na 1ª sala de leitura, encontra-se o Espaço Internet, destinado ao acesso das novas tecnologias de informação e pesquisa na Internet. Os utilizadores deste espaço dispõem de vários terminais de acesso gratuito, de forma a proporcionar-lhes um conjunto de competências básicas no domínio das novas tecnologias, o que permite a promoção da igualdade de oportunidades, nomeadamente no mercado de trabalho.
Além destes postos fixos, as Salas de Leitura dispõem de uma linha Wireless gratuita, disponível para os utilizadores com portáteis.

Jardins interiores

Não esquecendo o factor conforto, indispensável numa Biblioteca deste tipo, foram projectados dois jardins interiores, que possibilitam a leitura de descontracção num ambiente aprazível de luz natural que beneficia os vários espaços da biblioteca.

Sector Multimédia

imagem

Este espaço destina-se à audição de música e visionamento individual de filmes.

As consolas no Espaço Multimédia (PS4 - Play Station, Wii e X-Box) prometem muita diversão.

imagem

imagem

imagem

Dispõe de terminais de computador para processamento de texto e, como documentação de apoio tem à disposição dos utilizadores um conjunto de obras de referência sobre informática, música e cinema.
Situado junto a um dos jardins interiores ficam os postos de audição individual, o que permite aos utilizadores a fruição da audição musical num ambiente calmo e harmonioso.

Sala Polivalente / Sala de Estudo

Ligado ao Sector Multimédia e à Sala de Consulta, fica esta sala (56 m2), que funciona alternadamente entre Sala de Reuniões ou Sala de Estudo, proporcionando pequenas reuniões de grupo, em horas previamente estabelecidas ou sala de estudo individual, direccionada para a preparação de exames.
Dispõe de 20 lugares.

Auditório Principal

O Auditório Principal, com cerca de 180 m2, dispõe de 120 lugares.
Equipada com um ecrã gigante de vídeo, de um piano para sessões musicais, e de equipamento sonoro para a realização de debates, conferências, colóquios, etc.
Possui uma entrada autónoma com um pequeno átrio, instalações sanitárias e duas cabinas de tradução simultânea.

Reprografia

Situa-se perto da Recepção e funciona em sistema de auto serviço com cartões pré-comprados.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze