Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Breve nota histórica

Primeira biblioteca 1 1 750 2500

É longa a história e a tradição das bibliotecas no Barreiro.


Terra com grande tradição e história na área das bibliotecas, surge em 1964 a primeira Biblioteca Municipal, importante centro polarizador de diálogos, com um acervo de obras técnicas importante para a época.


Em dezembro de 1985, foi inaugurada a nova Biblioteca Municipal, devido à exiguidade das suas instalações determinou a decisão da Câmara Municipal do Barreiro de construir um edifício de raiz, projeto piloto no domínio da leitura pública a nível nacional. Tendo em conta que a sua inauguração foi anterior ao programa da Rede de Leitura Pública, institucionalizado em 1987, pela Secretaria de Estado da Cultura.
Dois anos após a sua inauguração, foi assinado um contrato-programa com o Instituto Português do Livro e da Leitura para ampliação e modernização da Biblioteca. Em 1992 o espaço cresceu novamente de 1364m2, para 2100 m2, foram reformuladas as áreas existentes e criaram-se outras áreas relacionadas com as novas tecnologias de informação.


Em 1993, a Biblioteca foi escolhida pelo Instituto Português do Livro para promover e realizar o projeto piloto de informatização da Rede de Bibliotecas de Leitura Pública.


Desde a sua abertura, a Biblioteca tem procurado ser um espaço de sociabilidade, de criação de dinâmicas formativas e de intercâmbios vários, onde se têm vindo a realizar atividades diversas, com o objetivo de manter em permanente dinâmica este espaço.
E, esta história, ao contrário dos contos da nossa infância, não tem fim porque, como projecto cultural útil foi, e sempre será, como diz Francesco Alberoni (1), “Uma síntese entre o saber acumulado e a observação imparável da vida vivida”.
(1) ALBERONI, Francesco – Público e privado. Venda Nova: Bertrand, cop. 1987”

 

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze