Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

15ena da Juventude

A 15ena da Juventude é um dos pontos altos da mostra da atividade juvenil do nosso Concelho. Decorre durante o mês de Março, uma vez que é neste que são assinaladas duas datas históricas para a Juventude: os dias 24 e 28 de Março, que são, respetivamente, o Dia do Estudante e o Dia Nacional da Juventude.

O dia 24 de Março foi escolhido pela Assembleia da República quando em 1987 fixou o Dia do Estudante, mas a sua origem surge a partir da crise académica de 1962 e das lutas estudantis no início do século passado. Foram tempos em que os estudantes, principalmente os dirigentes associativos, sofreram bastante para que hoje seja possível assistir e participar em manifestações livres das reivindicações dos estudantes, num ambiente democrático e de respeito pelos teus direitos.

A 28 de Março de 1945, enquanto um grupo de jovens se reunira num acampamento com o objetivo de promover um encontro dedicado à paz, através da cooperação e da amizade, opondo-se inevitavelmente ao fascismo, a PIDE interveio, reprimindo violentamente este acontecimento. Este foi um momento marcante, que acabou por definir esta data como o Dia Nacional da Juventude.

Com este evento, o Município pretende promover iniciativas que vão ao encontro dos interesses dos jovens, sendo que utiliza uma metodologia fundamentada na participação: concursos, exposições e lançamento de propostas dirigidas à comunidade juvenil.
Para além dos projetos apresentados pelos jovens do concelho, durante a 15ena da Juventude, fica a cargo do Gabinete da Juventude as seguintes iniciativas:

Encontros com a Juventude | Opções participadas

Fórum da Juventude

É importante e fundamental dialogar com os jovens para compreender as suas expectativas face às questões que os circundam, pois acreditamos ser válido incentivar as gerações mais novas a participarem ativamente nas políticas da sua cidade, tornando-se, assim, instrumentos fundamentais para uma participação ativa na intervenção social e cívica.

Assim a aproximação dos jovens à Autarquia tem como grande objetivo fazer com que eles interiorizem a democracia participada e que se envolvam no crescimento social, cultural e económico da cidade.

Concurso de Fotografia Augusto Cabrita

Este concurso está inserido na 15ena da Juventude e assume-se como uma justa homenagem a Augusto Cabrita, fotógrafo e cineasta barreirense considerado "um dos maiores criadores do séc. XX em Portugal". O mesmo destina-se aos jovens até aos 30 anos e visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área da fotografia e as técnicas utilizadas para esse fim.

imagem

+ Info: http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=6038

 

 

Ateliês e Workshops

A formação informal tem grande presença na programação da 15ena da Juventude e surge com o intuito de estimular o interesse dos jovens nas mais diversas áreas de expressão artística, para que os mesmos tenham oportunidade e se sintam com confiança para intervir como agentes ativos no desenvolvimento local.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze