Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Catálogo

O Concelho do Barreiro apresenta-nos um património azulejar diversificado e rico.

Consideramos que este deve ser alvo de identificação, inventariação, restauro, conservação e divulgação.

Numa perspetiva estratégica de intervenção concebemos que o Plano de Ação de Divulgação do Património Artístico Azulejar deverá ser faseado no tempo e no espaço, assim o ponto de partida será a Freguesia do Barreiro e em especial a sua zona antiga, pois esta apresenta-se como a maior área geográfica, partindo num segundo momento para as restantes freguesias do nosso Concelho.

Debruçando-nos no caso especial do Barreiro Antigo, podemos afirmar que os seus edifícios nos apresentam uma variedade e complexidade azulejar rica em termos artísticos. No entanto, com o passar do tempo, temos assistido à sua degradação e assistimos à perda deste património tornando-se por isso urgente a criação de um plano que apele e sensibilize para a importância deste património artístico passando, forçosamente e obrigatoriamente, pela divulgação do mesmo.

Este projeto, tem como objetivo criar um Plano de Divulgação/Sensibilização para preservação do Património Azulejar do Barreiro, só possível através do envolvimento de parceiros, alguns pela natureza das suas atividades profissionais estudaram e abordaram esta temática e de novos pelos projetos em que se encontram.

Consulte o Catálogo:

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze