Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Monumento a Alfredo da Silva

 Situado junto ao Parque Catarina Eufémia, fronteiro a uma das principais artérias do Barreiro – a Avenida Alfredo da Silva, o monumento de Homenagem, construído por iniciativa da CMB, foi inaugurado no dia 30 de Junho de 1965.

Do conjunto da composição, o elemento de maior destaque é a figura de Alfredo da Silva, da autoria do escultor Barata Feyo, construída em bronze, com cerca de 4 metros de altura. O industrial aparece representado numa atitude que se pretende dinâmica, altiva, representativa do carácter empreendedor do homenageado.

A parte arquitetónica, da responsabilidade de João Andresen, foi concebida tendo em vista realçar o elemento escultórico. A plataforma onde assenta a estátua apresenta, por isso, um sentido praticamente horizontal, embora de faces desiguais, o que permite ao observador colocar-se a si mesmo em diferentes planos, tendo por isso acesso a diferentes perspetivas da estátua. Para permitir um olhar mais atento, numa das rampas foi ainda colocado um banco, parte integrante do conjunto.

A delimitar a plataforma, um espelho de água, animado por um painel policromático, construído em basalto, da autoria do pintor Júlio Resende. Elemento mais discreto de toda composição, pretendeu funcionar como alegoria à obra de Alfredo da Silva, apresentando-se como um dos elementos mais ritmados da mesma.

Em 2009, o projeto do arquiteto catalão Joan Busquets para o Mercado 1º de Maio e para a requalificação urbanística da Av. Alfredo da Silva justificou que a parte arquitetónica e o espelho de água fossem retirados, permanecendo a estátua rente ao solo.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze