Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Família Operária



Em 22 de Maio de 2010, a Câmara Municipal decidiu erguer um monumento da autoria de João Duarte alusivo à família operária, a fim de homenagear os homens e mulheres que trabalharam nas diferentes fábricas do Concelho.

Localizado no Largo Alexandre Herculano, em frente a uma das entradas da antiga CUF, o escultor concebeu o projeto escultórico de forma à própria rotunda incluir elementos que simbolizassem o trabalho, como é exemplo a roda dentada.

A escultura apresenta vários níveis de altura, onde se podem observar elementos redondos (rodas) que simbolizam o terminal dos caminhos de ferro, a indústria. Sobre esta base, assenta o plinto em betão, donde sai um elemento em ferro que representa, mais uma vez, as engrenagens da indústria. Apoiado neste elemento, a seis metros de altura, em baixo-relevo, em bronze, um casal com uma criança representam uma família operária.

 Apresenta uma placa colocada da face frontal do plinto em betão:

"Monumento / «À Familia Operária» / Escultor: João Duarte / Construção: Socobre / Câmara Municipal do Barreiro / Maio 2010 ".

Na zona inferior do lado direito da chapa de ferro, assinada e datada: "João Duarte / 2010".

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze