Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Gestão de combustíveis



As florestas constituem um património vivo e rico em biodiversidade, essencial ao equilíbrio da natureza e à manutenção da vida na Terra. São um espaço privilegiado de produção de riqueza, de diversidade biológica, de renovação de oxigénio, de fixação de carbono e de proteção dos solos e dos recursos hídricos, valorizam a paisagem e oferecem os melhores espaços de recreio e lazer.

Por meio de uma gestão ordenada e sustentável, este recurso natural renovável oferece-nos inúmeros bens e produtos, constituindo um importante fator de crescimento socioeconómico.

Aos espaços florestais encontram-se associados vários recursos – pastagens, caça, pesca, cogumelos, plantas aromáticas, melíferas e medicinais – os quais devem ser geridos com base em boas práticas silvícolas e de conservação da natureza.

A sua defesa e conservação passam por uma correta atuação do Homem quer ao nível dos ecossistemas, quer do seu comportamento perante os espaços florestais.

Os incêndios florestais constituem uma forte ameaça não só à nossa floresta como também aos edifícios e pessoas que vivem e trabalham nos espaços rurais. Trata-se de um problema grave que obriga toda a sociedade a tomar consciência dos riscos que muitos comportamentos ou actividades comportam.

O respeito pelo ambiente e o cumprimento das regras de segurança podem, no seu conjunto, contribuir para reduzir os riscos de perda de vidas, de bens, e do nosso património paisagístico e florestal.

O futuro da floresta passa por nós.

Fonte: AFN em http://www.afn.min-agricultura.pt

Manual (PDF)
Destacável ao Manual (RAR)
Proteja a sua casa dos incêndios florestais (ZIP)
Esquema de faixa de gestão de combustível em casas isoladas – Defenda a sua casa em 10 passos (PDF)
Esquema de faixa de gestão de combustível em aglomerados urbanos (PDF)
Nota Técnica n. 6 - GTF

Enquadramento Legal

Na sequência do acordo realizado entre a Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais e o Município do Barreiro e da Moita, foram criadas, as Comissões Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, mais tarde unificadas na Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Barreiro e Moita.
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal Barreiro e Moita foi criado em 2006, com o objetivo de dar apoio às Comissões, e atualmente à Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Barreiro e Moita, com as atribuições estabelecidas pela Lei n.º 14/2004 de 8 de Maio.

Referências Legislativas

Nota: Alguns Diplomas encontram-se em Vigência Condicional

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze