Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Políticas de Juventude

Quem somos?

O Gabinete da Juventude é um serviço transversal e assume o papel de estimular e fomentar a participação ativa dos jovens que estudam, trabalham e vivem no Barreiro. A sua envolvência passa pela conceção e concretização de projetos, que os jovens do Concelho considerem relevantes e que perspetivem a sua qualidade de vida na cidade.

 
Missão

Afirmar o Gabinete da Juventude como um Pólo de desenvolvimento de dinâmicas socioculturais e de criação, junto do público-alvo, na cidade e região, afirmando ao mesmo tempo o Barreiro como cidade jovem.

Visão

Valorizar, de forma profissional, clara e afirmativa a envolvência e participação dos jovens no desenvolvimento da cidade.

Valores

O Gabinete da Juventude pauta-se pelos seguintes valores:

  • Participação;
  • Criatividade;
  • Envolvência;
  • Inovação;
  • Transversalidade.

A quem se destina?

O público-alvo dos 14 aos 35 anos e estudantes (independentemente da idade)

O Gabinete da Juventude desenvolve projetos com e para os jovens que vivem, estudam e trabalham no Concelho, quer nos domínios socioculturais, quer na prestação de serviços à comunidade estudantil, associativa e grupos informais.

Políticas de juventude

Estimular a participação dos jovens, bem como do movimento associativo juvenil proporcionando assim, um espaço de socialização, de aprendizagem e envolvimento direto nas decisões que são necessárias para o desenvolvimento da cidade.

O Gabinete da Juventude tem vindo a desenvolver as políticas municipais da juventude, através da auscultação de uma forma sistematizada e permanente, definindo as suas necessidades, tendências e expectativas, e consequentemente propondo ações adotadas às suas realidades. Exemplo disso foi a constituição Conselho Municipal de Juventude em 2007.

Promover a participação dos jovens com atividades e ideias próprias, realçando assim a importância da sua atividade autónoma, estimulando a sua capacidade de participação e intervenção no desenvolvimento local.

Cria o teu projeto para a 15ena da Juventude: Desafio lançado aos jovens do Concelho para criarem e colocarem em prática ideias e projetos nas mais diversas áreas com o apoio da Autarquia.

Estes projetos integram o programa da 15ena da Juventude que se realiza durante o mês de Março, assinalando o Dia do Estudante (24 de Março) e o Dia da Juventude (28 de Março).

Eventos anuais com o apoio da autarquia:

Lanparty ESAC, Out.fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, Barreiro Rocks.

Apoios diretos ou indiretos a projetos pontuais propostos pelas estruturas juvenis e jovens em nome individual.

Procurar condições que favoreçam os jovens em vários setores da vida social e cultural, de acordo com os direitos fundamentais como o acesso ao ensino, ao mercado de trabalho, à cultura, entre outras condições para o bem-estar e desenvolvimento da vida dos jovens (saúde, habitação, formação, etc.)

Estágios

A Autarquia colabora ativamente com as escolas secundárias, superiores, centros de formação e associações que visam a integração de jovens no mercado de trabalho. É de realçar a preocupação ativa da Autarquia na integração de jovens com necessidades especiais através de estágios integrados no plano curricular.

Voluntariado

O gabinete da juventude apoia projetos que vão ao encontro dos princípios nobres inerentes ao voluntariado. Instituições que acolhem o voluntariado, seguem os links: www.voluntariado.pt | www.juventude.gov.pt | www.bancovoluntariado.com 

Empreendorismo

A Câmara Municipal do Barreiro dispõe de um regulamento e tabela de taxas, tarifas e preços que visa o apoio e incentivo ao empreendorismo jovem através da redução de taxas até 50%.

Cartão-jovem Municipal

Este cartão é um prolongamento do existente Cartão-Jovem com o benefício de incluir as vantagens criadas pelo Município, que estão presentes no Regulamento e tabela de tarifas e preços do Município do Barreiro. Vários são os serviços municipais que beneficiam até 25% de desconto para os jovens que aderem ao cartão-jovem municipal.

Apoio ao estudante (Permanente)

Espaço de estudo com um horário adaptado às necessidades dos estudantes nas épocas de exames e frequências, com acesso gratuito à internet e suporte informático para a realização de pesquisas e trabalhos escolares. Possibilidade de impressões e fotocópias de trabalhos escolares, bem como encadernações dos mesmos.

Fomentar e coordenar atividades no âmbito da formação, lazer e cultura, em benefício da juventude, de modo a fazerem parte integrante de uma dinâmica de desenvolvimento local.

ETC – Encontro de Talentos Criativos

Este evento é realizado pelo gabinete da juventude e tem como objetivo fundamental divulgar novos valores no âmbito das artes plásticas e artesanais, bem como de fomentar a multiculturalidade através de músicas tradicionais de todo o mundo.

Animações de Verão

No âmbito das Animações de Verão Gabinete da Juventude integra a equipa de trabalho do projeto Espaços Vivos e Ateliers de Verão.

Concurso de Fotografia Augusto Cabrita

O Concurso de Fotografia Augusto Cabrita tem como objetivo promover e divulgar novos valores na área da fotografia, bem como despertar o interesse dos jovens para a utilização dos meios e equipamentos tecnológicos disponíveis atualmente. O concurso está aberto à participação de jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, a nível nacional e internacional.

Área da Juventude e Desporto (Festas do Barreiro)

Pretende-se envolver todos os grupos formais e informais de jovens do Concelho, para que as atividades de carácter juvenil se desenvolvam nesta área e que os mesmos demarquem um espaço, no recinto das Festas do Barreiro, totalmente dedicado à juventude.

Apoio aos Jovens artistas do concelho (Permanente)

O Espaço J dispõe de um espaço de exposições permanente que permite aos jovens criadores apresentarem os seus trabalhos artísticos, nas mais diversas formas de arte. É de salientar que todo o processo de conceção, montagem e divulgação é realizado conjuntamente com os jovens artistas, com o objetivo de lhes dar a conhecer as várias etapas da realização de uma exposição.

Interagir positivamente com as principais entidades públicas e privadas do Concelho, promovendo o desenvolvimento da região num contexto de aproximação dos jovens à autarquia e às juntas de freguesia com um objetivo de descentralizar as atividades juvenis.

Incentivar e encaminhar os jovens para as juntas de freguesia e coletividades do Concelho no intuito de darem a conhecer as suas ideias, bem como desenvolver projetos em prol dos seus interesses e necessidades, criando novas dinâmicas nestes locais.

Que serviços prestamos?

O Gabinete da Juventude funciona nas instalações do Espaço J, equipamento pelo qual é responsável. Este espaço possui diferentes valências como: Espaço Informação/Receção, Espaço de Exposições, Espaço de Estudo, Espaço Internet e Serviço de Reprografia. Neste espaço, também, é emitido o Cartão-Jovem Municipal.

O Gabinete da Juventude presta um atendimento personalizado com técnicos especializados na área da juventude que visam dar resposta às necessidades apresentadas pelos jovens ou encaminhar, os mesmos, para os serviços competentes.
O apoio prestado, também, passa pela conceção de projetos, difusão de jovens artistas, divulgação de informação inerente ao apoio aos jovens em diferentes áreas (Ex: bolsas, candidaturas, ofertas de emprego e formação, formalização de associações, entre outras.)

Pela sua transversalidade o quadro que compõe este gabinete integra várias equipas multidisciplinares, da Autarquia, envolvendo-se nos ciclos de programação e outros projetos onde é fundamental a representação dos jovens. Neste último ponto o gabinete faz um paralelo entre as sugestões e críticas dos jovens do Concelho e os diferentes serviços da Autarquia.

Estes apoios estão assentes em princípios de qualidade, éticos e culturais, que contribuem para o desenvolvimento da cidade, que se pretende cada vez mais ligada à inovação, informação e conhecimento.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze