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Projetos em parceria

PES – Projeto de Educação para a Saúde

A Delegação de Saúde do Barreiro em parceria com a CMB promove o Projeto de Educação para a Saúde. Este projeto tem como objetivo central a sensibilização de docentes, não docentes e alunos para a promoção da saúde.

Através do desenvolvimento de um conjunto de ações de educação para a saúde, pretende-se promover a atividade física e hábitos de vida saudáveis junto das crianças e jovens cujas temáticas são trabalhadas em contexto escolar, tais como a sexualidade, os afetos, a obesidade e outras.

Durante o ano são desenvolvidas algumas atividades, nomeadamente: várias exposições subordinadas ao tema – Maçã dos Afetos, Mexe-te Uma Beca e as Jornadas Pedagógicas que têm lugar em julho e que são o culminar de todo um trabalho realizado durante o ano letivo e que pretende partilhar experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas na área da educação para a saúde.

Cidades Educadoras

As Cidades Educadoras tiveram o seu início, como movimento, em 1990 a quando do primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado de dia 26 a 30 de novembro na cidade de Barcelona, Espanha. Neste encontro, um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, oficialmente criada no terceiro Congresso das Cidades Educadoras, tendo este decorrido na cidade de Bolonha, Itália.

Objetivos

Foram instituídos como objetivos fundamentais da Associação:

  • Promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras;
  • Impulsionar colaborações e ações concretas entre as cidades;
  • Participar e cooperar ativamente em projetos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns;
  • Aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização;
  • Influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras;
  • Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.
Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Fazem parte da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) um conjunto de 46 municípios aderentes à AICE: Águeda, Albufeira, Almada, Amadora, Azambuja, Barcelos, Barreiro, Braga, Câmara de Lobos, Cascais, Chaves, Coimbra, Esposende, Évora, Fafe, Grândola, Guarda, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Miranda do Corvo, Moura, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Palmela, Paredes, Pombal, Portimão, Porto, Rio Maior, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Santarém, São João da Madeira, Sesimbra, Sever do Vouga, Silves, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Real, encontrando-se outros em processo de adesão.

A cidade do Barreiro integra a Associação Internacional da Cidades Educadoras desde 2000.
Trimestralmente é editado o Boletim da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. Neste é possível conhecer algumas iniciativas e projetos promovidos pelos vários municípios da Rede Portuguesa.

Erasmus+ – Mobilidade Para Aprendizagem | “Sucesso em Rede” Implementado no Agrupamento de Escolas de Santo André

O projeto SUCESSO EM REDE – NETWORK OF SUCCESS a ser implementado, no biénio 2014-2016, no Agrupamento de Escolas de Santo André, no âmbito do novo programa da União Europeia Erasmus +. A candidatura deste agrupamento obteve o segundo lugar num total de mais uma centena de projetos apresentados em Portugal. Este projeto, ao qual a Câmara Municipal do Barreiro se associa como parceira, irá envolver a comunidade educativa do Barreiro.

“SUCESSO EM REDE – NETWORK OF SUCCESS, dentro da Ação Chave 1- Mobilidade para Formação do Erasmus+, surge para colmatar as necessidades de formação ao nível do Agrupamento, designadamente: dificuldade de integração de alguns alunos; desmotivação e desinteresse dos alunos pela vida escolar; falta de envolvimento dos encarregados de educação, especialmente dos alunos mais problemáticos; e desmotivação dos professores devido à sobrecarga de trabalho e dispersão de funções. Estes problemas identificados, direta ou indiretamente, dão origem a problemas de absentismo e insucesso escolar e, consequentemente, abandono escolar precoce”, refere o comunicado do Agrupamento sobre o projeto.

As atividades incluídas distribuem-se por três categorias:
  • Job-Shadowing (observação do funcionamento de outras escolas europeias);
  • Mobilidade de Ensino de Curta Duração (ensinar noutra escola europeia);
  • Cursos Estruturados (abrangem diversas temáticas: inclusão e multiculturalismo; gestão de conflitos e combate à indisciplina; metodologias inovadoras e motivadoras na prevenção do insucesso e do abandono escolar precoce; abordagem criativa dos currículos na prevenção do insucesso e do abandono escolar precoce; qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo; envolvimento das famílias na promoção do sucesso escolar dos alunos; desenvolvimento de competências pessoais do professor no combate ao stress e promoção de uma melhor prática pedagógica).

Estas atividades serão organizadas em vários países (Alemanha, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Letónia, Malta e Reino Unido).
Serão dinamizadas determinadas ações dirigidas à comunidade educativa do Agrupamento e do Concelho, tais como workshop, oficina de formação, conferência, entre outras.

Mobilidade

 

Kid’s Guernica

O Kid’s Guernica é um projeto adotado desde 2005 pela AMRS, que pretende difundir os valores da liberdade, igualdade e paz, dirigido aos alunos entre os 9 e os 19 anos que frequentem as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS.
Este projeto, que vive da dinâmica necessária que nasce nas escolas, é uma iniciativa que utiliza como tema de fundo a obra emblemática de Picasso como forma de relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo.
Com este projeto, a AMRS e as autarquias da região pretendem transmitir os valores da paz, assumindo que porque só em paz é possível a expressão da criatividade, porque só em paz é possível a felicidade a que todos temos direito e desejamos.
No final um júri elege um dos trabalhos apresentados que será pintado ao vivo nas dimensões do emblemático Guernica de Picasso (7,8 m X 3,5m), e servirá de pano de fundo à festa final que envolve todos os participantes, alunos e professores, em ambiente de festa, convívio e animação.
A próxima edição do Kid´s Guernica decorrerá durante o ano letivo 2015/2016 e terá como lema “A Paz e os Valores de Abril”, tema assente numa reflexão histórica e cultural que remonta à Revolução de Abril e, à conquista da liberdade e da paz e seus valores intrínsecos, por forma a comemorar quarenta e dois anos de Abril e 40 anos desde a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa.

As inscrições estão abertas para a participação nesta 5ª edição do Kid’s Guernica!
A data limite para inscrição é o dia 5 de Novembro de 2015.

Basta para tal preencher a ficha de inscrição, disponível em www.amrs.pt., ou enviar pedido de informação para semunicipal@cm-barreiro.pt

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