Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Futebol

Plano de desenvolvimento do futebol

O Futebol é uma modalidade desportiva com forte tradição em Portugal, de grande implantação local, regional, nacional e internacional. Esta situação está bem vincada no Concelho do Barreiro que sempre possuiu muitos Clubes e Atletas, e alguns dos quais conquistaram inúmeros títulos e distinções.

O Futebol é uma modalidade que tem em si uma componente lúdica, social, educativa e competitiva, existindo inúmeros eventos ao longo da época desportiva, que se manifestam pela participação num quadro competitivo formal e pela participação em torneios e encontros convívio pontuais.

No nosso Concelho, o Futebol, nas suas diversas vertentes, é sem dúvida a modalidade mais praticada pela população, quer formal, quer informalmente. É sem dúvida este aspeto que nos leva, em primeiro lugar, a defender um projecto de desenvolvimento da modalidade no sentido de estimular, orientar e apoiar a sua prática nos escalões de formação.

Os clubes mais representativos do Concelho têm história no contexto nacional e internacional da modalidade. Assim, o Grupo Desportivo Fabril (ex CUF e Quimigal) e o Futebol Clube Barreirense são os clubes que tiveram maior projeção na modalidade. Também aqui, de referir o importante papel desenvolvido ao nível da Formação de jovens futebolistas de clubes como o Galitos Futebol Clube, o Futebol Clube Silveirense, o Luso Futebol Clube e o Sporting Clube Lavradiense, que, embora de menor expressão nacional, não deixam de ter um contributo decisivo na formação desportiva de diversas crianças e jovens do Concelho.

Deste modo, pensamos ser importante e tendo em conta os indicadores desportivos patentes no Concelho relativamente à modalidade, que é pertinente a existência de um Plano de Desenvolvimento de Futebol que tem como principal objetivo delinear o que se pretende para o futuro da modalidade no Concelho e de algum modo continuar e ajustar o trabalho feito ao longo dos anos pela Autarquia, pelos Clubes e Coletividades.

O Plano de Desenvolvimento de Futebol para o Concelho do Barreiro constitui uma proposta da Câmara aos Clubes e Coletividades do Concelho e à Associação de Futebol de Setúbal, concretizada através de todas as formas de associativismo do Concelho, com vista a estimular a um número cada vez maior de praticantes da população através de uma massificação e democratização da mesma. Esta massificação deve ser entendida como um processo de democratização da própria modalidade e do desporto porque se liga intimamente à noção de abertura da prática desportiva, isto é, à criação de condições para acolher todos os que queiram praticar desporto.

Esta democratização na prática desportiva concretiza-se do seguinte modo:

  • Criação de condições para receber praticantes de todas as idades e de ambos os sexos;
  • Criação de condições para que o desporto e particularmente o Futebol seja acessível a todos, independente das condições económicas ou origens sociais de cada um;
  • Através de metodologias adequadas aos praticantes dos diversos escalões de formação.

Antes da prossecução para objetivos futuros é necessário apresentar um plano de ação, que através dele pretende-se, partindo de uma análise sumária da atividade desenvolvida nos anos transatos, sistematizar a atividade para o período em curso, de acordo com a orientação definida pela Autarquia.

Os objetivos deste plano de ação são os seguintes:

  • Analisar sumariamente a atividade realizada;
  • Perspetivar a atividade futura;
  • Promover a Formação dos Agentes Desportivos;
  • Explorar o carácter educativo do Futebol, que pelas suas características constitui-se como um meio privilegiado para a formação das crianças e jovens, e de intervenção sociocultural.
Centros de Treino

Os centros de treino propriamente ditos são locais de treino que existem no Concelho do Barreiro, com vista ao melhoramento das aptidões na modalidade. Os Centros de Treino destinam-se à faixa etária dos oito aos 12 anos, que corresponde aos escalões de Escolas (oito aos dez anos) e Infantis (11 e 12 anos).

Neste momento estão ativos seis Centros de Treino, a funcionar nos seguintes clubes: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, Futebol Clube Barreirense, Galitos Futebol Clube, Futebol Clube Silveirense, Sporting Clube Lavradiense e Luso Futebol Clube. Estes Centros de Treino são da responsabilidade no seu funcionamento dos clubes acima referidos e desenrolam-se em vários locais com horário próprio.

Circuito dos Centros de Treino

Arrancou em março de 2008 o 1º Circuito dos Centros de Treino de Futebol do Concelho do Barreiro.

Esta iniciativa organizada e promovida pelo Desporto da Câmara Municipal do Barreiro em conjunto com os seis clubes do Concelho com Centros de Treino de Futebol, com o apoio do Núcleo Árbitros do Barreiro e diversas entidades privadas, teve como objetivo criar cinco jornadas convívio onde as crianças dos escalões de Bebés e Pré-Escolas dos seis clubes do Concelho com Centros de Treino pudessem ter a oportunidade de conviverem e jogarem regularmente.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze