Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Atribuições e Competências

Autarquias Locais

As autarquias são estruturas do Poder Local definidas na Constituição da República, no seu Título VII, onde se refere, no artigo 237º que a "organização democrática do Estado compreende a existência de autarquias locais", as quais "são pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas".

Os órgãos representativos da Freguesia são a Assembleia de Freguesia e a Junta de Freguesia.
  • A Assembleia de Freguesia é o órgão deliberativo da freguesia sendo eleito por sufrágio universal, direto e secreto pelos cidadãos eleitores residentes na área da Freguesia, segundo o sistema de representação proporcional.
  • A Junta de Freguesia é o Órgão executivo da Freguesia, e é constituída por um presidente e por vogais, sendo que dois deles exercerão as funções de secretário e de tesoureiro.
  • O Presidente da Junta é o cidadão que encabeça a lista mais votada na eleição da Assembleia de Freguesia. Os vogais são eleitos pela Assembleia de Freguesia ou pelo plenário de cidadãos eleitores, de entre os seus membros.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze