Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Introdução

imagem

OBJETIVOS

Os territórios não são estáticos. São feitos de e por pessoas, que neles habitam, trabalham e disfrutam. Para dar resposta a novos desafios e criar condições para um ciclo de crescimento económico e valorização do potencial endógeno do Barreiro, é necessário fazer uma ampla e profunda análise, observando as dinâmicas setoriais e territoriais ocorridas no Concelho do Barreiro. Para construir este novo referencial estratégico, é necessário um processo de ampla participação pública e envolvimento de todos os barreirenses. Deste processo participativo sairá a estratégia para o Município tendo em vista o horizonte 2030.

METODOLOGIA

O modelo de abordagem utilizado está suportado num conjunto de premissas e de prioridades ajustadas ao modelo de desenvolvimento que se pretende estabelecer. A principal premissa assenta na ideia de que o modelo deve assegurar o equilíbrio entre as dimensões económicas, sociais, ambientais e culturais.
O modelo de desenvolvimento do Concelho do Barreiro deve resultar de uma resposta integrada e abrangente às múltiplas necessidades de realização de cada um dos seus cidadãos, promovendo:
- a criação de emprego e a geração de riqueza;
- a criação de condições qualificadas para nascer, crescer, viver e envelhecer no Barreiro;
- a qualificação do ambiente urbano, o uso eficiente dos recursos e a preservação do património natural;
- a valorização da identidade, da diversidade e dos patrimónios como fatores de pertença, tolerância e dinamização da criatividade.

O processo, que se inicia com o ciclo de 10 oficinas temáticas, associadas aos domínios de atuação das políticas públicas locais, visa contribuir para a construção da visão de desenvolvimento económico, social, ambiental e cultural do Concelho, culminará com um grande fórum onde irá ser apresentado o documento estratégico de desenvolvimento no horizonte 2030.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze