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SMART Barreiro – Serviços Municipais de Automatização da Rede de Transportes

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Candidatura Aprovada
Regulamento/Concurso: Promoção e Capacitação institucional – Aviso 4

LISBOA-01-0527-FEDER-000896

Custo Elegível Aprovado: 176,780.00€
Fundo Elegível Aprovado: 70,712.00€ (40.00%)

Descrição sumária e objetivos
Os Transportes Colectivos do Barreiro têm investido na inovação e melhoria dos seus sistemas de gestão e de apoio à inovação organizacional e operacional da sua rede de transportes na sua função de cooperação inter-institucional e inter-regional enquadrada na Região Metropolitana de Lisboa através do IMTT e OTLIS.
As metas globais para o transporte urbano, de uma forma genérica, projeta-os para serem mais competitivos e eficientes na utilização dos seus recursos, promover o uso de combustíveis mais limpos e fornecer um serviço público com a maior abrangência e equidade possíveis face á realidade concreta da vida das populações quer do Concelho quer das zonas limítrofes.
Assim sendo, há uma maior exigência para olhar e implementar sistemas que garantem a sua sustentabilidade e uma melhor administração eletrónica dentro da organização e da relação da própria instituição com os seus passageiros, melhorando a sua qualidade de vida e desta forma promovendo o desenvolvimento local e regional.
Tecnologias inteligentes e sistemas de transporte inteligentes (ITS), em particular, têm um papel a desempenhar na concretização dos objetivos acima mencionados e os TCB iniciaram há uns anos a esta parte um processo de implementação faseado de um conjunto de ferramentas nesta área que lhes permite propor serviços complementares aos passageiros, modificar o relacionamento entre o utilizador de transporte público versus o seu trajeto e o seu bilhete, uma maior integração na bilhética intermodal e entre regiões, reforçar a segurança dos processos e redução de fraudes bem como uma gestão operacional de custos baseada em informação real e on-line.
Com este projeto pretende-se fechar mais um ciclo de investimentos nesta área crítica dos TCB, abrindo portas para um serviço de transporte público multi-vocacionado, com competências no transporte escolar, para o emprego e para o lazer. Um dos grandes objetivos é o cimentar da rede escolar, com foco na articulação entre a escola e os diferentes parceiros desta, como bibliotecas e outros serviços, permitindo assegurar o interface entre estes. Também a componente turismo sairá reforçada com este projeto, permitindo que um transporte público vocacionado para as deslocações profissionais, ganhe uma componente lúdica, com a introdução de roteiros a bordo e divulgação perante os cidadãos, referente ao património do Barreiro. Com o desenvolvimento tecnológico proposto, os TCB estarão possuidores de uma ferramenta de planeamento estratégico, com um conhecimento muito profundo relativo à mobilidade em Transporte Coletivo, que permite em tempo útil gerir a mobilidade do Concelho.
Estado dos Trabalhos
A gestão de processos internos foi iniciada em finais de 2011 com aquisição de um conjunto de ferramentas e que abrangem as seguintes áreas dos TCB: - Vendas e Cobranças (Rede de Vendas, Gestão de Produtos) - Clientes - Recursos humanos (Operacionais, Contratos Terceiros) - Comunicação (Interna Empresa , Terceiros), e em 2014 foi implementado um sistema de georeferenciação GPS de viaturas, que permite a gestão dos autocarros em tempo real .
Com esta ferramenta os TCB têm os seus processos de informação on-line integrados permitindo uma gestão muito mais eficaz dos meios á sua disposição. Foi desenvolvido um vasto conjunto de sistemas e aplicações de bilhética inteligente permitindo renovar as aplicações proprietárias existentes com todas as novas funcionalidades que a integração numa rede como a da OTLIS obriga a ter e com as vantagens de uma maior flexibilidade na criação de produtos de venda da própria rede dos TCB bem como na adesão ao sistema Zapping da área metropolitana de Lisboa.
Os sistemas de leitura e validação de bilhetes passaram por um extenso programa de testes executado pela OTLIS e encontram-se certificados para atuar em toda a área metropolitana de Lisboa. Os investimentos destinam-se a:
Gestão de Operações (Planeamento das carreiras nas regiões envolvidas em articulação com os horários praticados na comunidade escolar); Implementação de sistemas de venda de bilhetes e fiscalização a bordo de forma a facilitar a deslocação de passageiros ocasionais e turísticos; Sistemas de informação aos passageiros para Smart Phones e a bordo, para horários e rotas bem como outros temas como comercio, património e cultura local.

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