Desfiles de Carnaval das Escolas no Barreiro, Lavradio e Santo André

Carnaval santo andre 1 1024 2500

Hoje, 9 de fevereiro, os Desfiles de Carnaval das Escolas decorreram nas freguesias de Santo André, Barreiro e Lavradio, de manhã, nos quais participaram cerca de 2.000 alunos, pessoal docente e não docente de escolas públicas, privadas e instituições particulares de solidariedade social do Concelho.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro participaram, aproximadamente, 5.000 pessoas nos cinco desfiles.

Carnaval CMB

No final, a Vereadora Sara Ferreira, responsável pela área da Educação, fez um balanço “extremamente positivo de envolvimento de toda a comunidade educativa. Este ano, participaram mais crianças e mais escolas, com percursos mais pequenos e adaptados às crianças”.
Os desfiles foram descentralizados e realizaram-se em cinco freguesias do Concelho: Barreiro, Lavradio, Santo André, Alto do Seixalinho e em Santo António da Charneca.
O Presidente da CMB, Frederico Rosa, destacou o facto de terem sido organizados “em regime de proximidade, possibilitando um maior número de pessoas envolvidas, com mais crianças na rua e mais escolas a participar”.
Dinamizar o comércio local das freguesias é, segundo o Presidente, uma prioridade. “Achamos fundamental trazer mais vida para as nossas ruas, onde está o comércio local”.
O Município pretende promover atividades nas quais todos podem participar, pois de acordo com Frederico Rosa “todos fazem parte da cidade”. Para o ano, deseja ter mais crianças e escolas nos desfiles “de preferência sem chuva que encerrou o último dia de Carnaval, mas não apagou o sorriso das crianças”.

Desfile em Santo André

Carnaval_santo andre_1
Crianças, professores e auxiliares desfilaram pela Freguesia de Santo André. Sete centenas de alunos da EB Telha Nova 1, Reguilas, Brincadeiras ao Cubo, Catica e Cantinho Alegre da Infância partiram do largo junto à Escola Secundaria de Santo André, percorreram a Rua Afonso de Albuquerque e terminaram junto à Escola Básica Telha Nova 1. Muitos moleiros e moleiras, moinhos e outras imagens associadas ao património moageiro, “mesclado” de super-heróis e heroínas, fadas e figuras da banda desenhada, de todos os tempos – dos filhos e dos pais -, animaram as ruas da freguesia.

Desfile no Barreiro

DSC_9591
Cerca de 650 alunos, docentes, não docentes e seniores da Universidade da Terceira Idade desfilaram pela Avenida Alfredo da Silva e pela Rua Miguel Bombarda mascarados de “moinhos”, de polícias, de piratas e de muitas personagens de animação.
Infantário “Recreio das Gargalhadas”, JI D. Pedro V, EB Professor José Joaquim Rita Seixas, SDUB “Os Franceses”, Instituto dos Ferroviários e a Universidade da Terceira Idade do Barreiro foram as entidades participantes.

Desfile no Lavradio

DSC_9562
Na freguesia do Lavradio, participaram cerca de 700 alunos, docentes, não docentes no Desfile das Escolas 2018.
Os foliões da “Voz do Operário”, do JI “Jardim dos Príncipes”, da EB nº 1 do Lavradio, da EB Nº 2 do Lavradio e da EB Fidalguinhos desfilaram mascarados de cereais, moinhos, ceifeiras, padeiros e minhotos enchendo as ruas de muita cor.
O desfile iniciou na Av. JJ Fernandes, passou pela Rua D. Luís Furtado de Albuquerque e terminou junto ao Largo do Mercado.

Estabelecimentos de ensino participantes: EB nº 9, JI Nº 3, EB nº8 + JI nº 1, EB Quinta Nova da Telha, EB Barreiro, EB Nº 5, EB Nº6, Bairro das Palmeiras, Colégio “Minerva”, Colégio “O Carinho”, Canto Alegre, “Frases de Encantar”, JI Fonte Feto, EB Coina, EB de Santo António, EB Penalva, EB Vila Chã, EB Cidade Sol, Recreio Gargalhadas, D. Pedro V, EB Professor José Joaquim Rita Seixas, UTIB, SDUB “Os Franceses”, Instituto dos Ferroviários, EB Nº 1 do Lavradio, EB Nº 2 do Lavradio, EB dos Fidalguinhos, Voz do Operário, JI Jardim dos Príncipes, creche “Brincadeiras ao Cubo”, “Reguilas”, EB Telha Nova 1, Catica - Centro Comunitário de Coina e “Cantinho Alegre da Infância”.

+ Fotos em: https://www.facebook.com/municipio.barreiro