Desfiles de Carnaval das Escolas 2018 Comunidade Educativa em festa

Dsc 3927 1 1024 2500

Os Desfiles de Carnaval das Escolas 2018 começaram hoje de manhã, 8 de fevereiro, nas freguesias do Alto do Seixalinho e Santo António da Charneca. Cerca de 3.000 foliões (alunos, docentes e não docentes) saíram às ruas para muita diversão, enchendo-as cor e alegria.

Pela primeira vez, a freguesia de Santo António da Charneca acolheu o Desfile de Carnaval das Escolas.
“Moinhos”, "bombeiros", "índios", "morangos", "galos" e muitas personagens de animação desfilaram pelas ruas centrais da Cidade Sol, iniciando e terminando o percurso junto à EB da Cidade Sol.
As crianças e os jovens eram oriundos da EB Cidade Sol, EB Vila Chã, EB Penalva, EB Coina, EB Santo António, Escola 2+ 3 e Secundária de Santo António, JI Fonte de Feto, JI “Frases de Encantar” e JI "Os Reguilas".

DSC_9320

Cerca de 1900 crianças, professores e auxiliares desfilaram no Alto do Seixalinho, desde a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre até à Praça Paulo VI.
Os alunos da EB Padre Abílio Mendes, EB nº 9, JI nº 3, EB nº 8+JI nº 1, EB Quinta Nova da Telha, EB Barreiro, EB nº 5+JI, EB Nº 6+JI, JI Bairro das Palmeiras, Minerva, Carinho e Canto Alegre desfilaram mascarados de padeiros, abelhas, flores, piratas, exploradores, moinhos, moleiros, pipocas, padeiros, luas, estrelas, entre muitos outros trajes, onde não faltaram os típicos regionais portugueses.

O Presidente da CMB, Frederico Rosa, e a Vereadora Sara Ferreira, a Presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, Isabel Ferreira, e o Presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Raposinho, acompanharam o evento.

DSC_4026

Desfile no Barreiro, Lavradio e Santo André

Amanhã, 9 de fevereiro, o Desfile das Escolas decorrerá nas freguesias do Barreiro, Lavradio e Santo André, das 10h30 às 12h00.
O evento resulta de uma parceria entre o Município do Barreiro, as freguesias do Concelho e a comunidade educativa.

Para amanhã, aguarda-se a participação de mais 2.000 pessoas, totalizando, aproximadamente, 5.000 alunos, pessoal docente e não docente de escolas públicas, privadas e instituições particulares de solidariedade social do Concelho, nos desfiles.

De forma a garantir a segurança dos participantes nos desfiles, o trânsito e o estacionamento para amanhã estarão condicionados nas artérias do Concelho referidas nos seguintes percursos:

Desfile Barreiro
Percurso: Início na interseção entre a Rua Heliodoro Salgado com a Av. Alfredo da Silva, vira para a Rua Miguel Bombarda e termina frente aos Paços do Concelho.

Desfile Lavradio
Percurso: Início na Av. Joaquim José Fernandes e vira para a Rua D. Luís Furtado de Albuquerque. Termina junto ao Largo do Mercado.

Desfile Santo André
Percurso: Início no Largo junto à Escola Secundária de Santo André, percorre a Rua Afonso de Albuquerque e termina junto à Escola Básica Telha Nova 1.

Estabelecimentos de ensino participantes: EB nº 9, JI Nº 3, EB nº8 + JI nº 1, EB Quinta Nova da Telha, EB Barreiro, EB Nº 5, EB Nº6, Bairro das Palmeiras, Colégio “Minerva”, Colégio “O Carinho”, Canto Alegre, “Frases de Encantar”, JI Fonte Feto, EB Coina, EB de Santo António, EB Penalva, EB Vila Chã, EB Cidade Sol, Recreio Gargalhadas, D. Pedro V, EB Professor José Joaquim Rita Seixas, UTIB, SDUB “Os Franceses”, Instituto dos Ferroviários, EB Nº 1 do Lavradio, EB Nº 2 do Lavradio, EB dos Fidalguinhos, Voz do Operário, JI Jardim dos Príncipes, creche “Brincadeiras ao Cubo”, “Reguilas”, EB Telha Nova 1, Catica - Centro Comunitário de Coina e “Cantinho Alegre da Infância”.

+ Veja aqui mais fotos.