Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Semana da Diferenç@

Dsc 4673 1 1024 2500

Teve início a 27 de novembro, a Semana da Diferenç@, com a inauguração da Exposição “Diferenç@” e Passagem de modelos no Forum Barreiro. Na iniciativa, a Vereadora da CMB Sara Ferreira referiu que “a Semana da Diferenç@ é um exemplo do que queremos para a nossa cidade: que seja inclusiva”. A Autarca salientou também a importância, este ano, da participação da comunidade educativa nesta programação.

DSC_4598
A Exposição, patente até 3 de dezembro, contou com trabalhos de alunos das associações RUMO, CERCIMB E NÓS e das Escolas de Casquilhos, Rita Seixas e Santo André.

DSC_4575
Na passagem de modelos, os fatos foram criados pelos alunos do Curso Profissional de Design de Moda, da Escola Secundária de Casquilhos, e os modelos são alunos da RUMO, CERCIMB E NÓS.

DSC_4642
A iniciativa contou com a presença Marina Van Zeller - Vice-Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação que saudou todos os que “abraçaram este projeto” e enalteceu o facto desta iniciativa trazer o tema da diferença de uma forma simples a um espaço como o Forum Barreiro.

DSC_4593
Por seu lado, Gabriela Guerreiro, Presidente da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio, realçou a importância da aposta na educação com vista à inclusão.

DSC_4608
Conceição Varela, da Associação Vem Vencer, deu as boas-vindas a todos os presentes e apresentou o programa da Semana da Diferenç@ que pode ser consultado AQUI

DSC_4583

As fotos podem ser consultadas AQUI.

Visita ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, no âmbito do programa de empregabilidade de pessoas portadoras de deficiência

Nesta visita, que decorreu a 27 de novembro, e foi acompanhada pelo Conselho de Administração, participaram Miguel Minhava, do Gabinete da Vereadora da CMB Sara Ferreira, e representantes do Instituto Nacional de Reabilitação, Instituto de Emprego e Formação Profissional, RUMO, CERCIMB, NÓS, Associação Vem Vencer, Uniões das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, e Barreiro e Lavradio.

DSC_4741

Atividades Desportivas e de Animação na Tenda do Parque da Cidade realizaram-se a 28 de novembro

23926237_1974308649486718_7816058625147357781_o

Seminário “Vencer a Indiferença pela Diferença”

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, participou, no dia 29 de novembro, na sessão de abertura do Seminário “Vencer a Indiferença pela Diferença”, promovido no âmbito da programação da Semana da Diferenç@.
Frederico Rosa recordou David Varela, fundador da Associação Vem Vencer, que afirmava que os pequenos pormenores do dia-a-dia fazem a diferença e possibilitam as grandes conquistas.
“Queremos uma cidade para todos, mas só temos uma cidade para alguns” e, nesse sentido, o Presidente da CMB assumiu o compromisso de, no futuro, operacionalizar o que é refletido na Semana da Diferenç@” no âmbito dos instrumentos de ordenamento do território, de forma a tornar a nossa cidade mais inclusiva.

DSC_3527

A Vereadora Sara Ferreira participou na mesa de encerramento do Seminário. A Autarca realçou que algumas mudanças em termos de mentalidade e legislação relativamente à inclusão têm vindo a acontecer, embora haja ainda um caminho e decorrer. Sara Ferreira salientou a disponibilidade da Autarquia para "em conjunto darmos novos passos neste caminho". Na mesa de encerramento participaram também, em representação do Grupo Concelhio para as Questões da Deficiência, a Presidente da Associação Vem Vencer, Conceição Varela, e, pelo CNOD (Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes), José Reis, com moderação de Augusto Sousa.

24176900_1974939346090315_6042580561736895037_n

O Centro Social de Santo António recebeu a 30 de novembro uma série de atividades, entre elas uma peça de teatro

DSC_3601

Gala da Diferenç@

Inserida na Semana da Diferenç@, decorreu a 1 de dezembro, no AMAC, a Gala da Diferenç@, promovida pela Associação Vem Vencer. Na iniciativa foram distinguidos equipamentos, entidades e locais com os seguintes prémios:
Prémio Zona Pública - Corredor Ciclável e Pedonal da Vila Chã
Prémio Organização Não Governamental - Associação NÓS
Prémio Edifício Acessível - Auditório Municipal Augusto Cabrita
Prémio Empregabilidade - Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Prémio Inovação - App “Sport for all – Todos Podem!” - Agrupamento Escolas Nun' Álvares (Seixal)
Prémio Amigos – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste e banda Nightfalls
Prémio Personalidade – David Varela, fundador da Associação Vem Vencer

galagala2´gala13gala 7gala3gala4gala5gala6gala10gala11gala12gala14gala89

 

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze