Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projeto europeu IMPROVER traz a Portugal e ao Barreiro especialistas

Imprrover 1 1024 2500

Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, um grupo de técnicos especialistas nacionais e internacionais estará no Barreiro para mais um momento no âmbito do desenvolvimento do projeto europeu IMPROVER – Improved risk evaluation and implementation of resilience concepts to Critical Infrastructure (Avaliação de risco e implementação de conceitos de resiliência para infraestruturas críticas).

 

O Sistema de Abastecimento Público de Águas do Barreiro e o troço da Autoestrada A31 (França) são, nesta altura, os casos de estudo deste projeto, que engloba cerca de dez institutos e universidades de vários países europeus, nomeadamente da Dinamarca, França, Inglaterra, Bélgica. Em Portugal, o Instituto de Novas Tecnologias (INOV) é o parceiro no IMPROVER.

 

A fase atual das investigações consiste em demonstrações práticas do modelo de avaliação da resiliência dos sistemas face a cenários de catástrofes ou incidentes. Neste âmbito, a equipa de trabalho terá, ao longo do dia, várias reuniões e discussões, estando agendada para as 17h30, do dia 15 de setembro, nos Paços do Concelho, uma sessão de apresentação do Projeto IMPROVER, assim como de algumas das conclusões já retiradas.

 

Contexto:

As infraestruturas críticas – abastecimento de água, energia, gasóleo e redes viárias – desempenham funções fundamentais para a sociedade e economia e a sua inoperacionalidade causa prejuízos elevados.

Com uma sociedade Europeia interligada, países e infraestruturas dependem cada vez mais dos seus vizinhos, tanto em condições normais de funcionamento como em caso de incidente.

 

Objetivo do Projeto IMPROVER:

O objetivo geral do projeto IMPROVER é melhorar a resiliência das infraestruturas críticas Europeias a crises e catástrofes, através da implementação de combinações de conceitos de resiliência social, organizacional e tecnológica.

Este objetivo será concretizado com o desenvolvimento de uma metodologia baseada em técnicas de avaliação de risco e será apoiada por uma avaliação dos impactos positivos de diferentes conceitos de resiliência em infraestruturas críticas.

 

+INFO: http://improverproject.eu/

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze