Serviço Educativo Municipal dispõe de 58 atividades

Novo logotipom sem 1 1024 2500

Para o ano letivo de 2017/2018, estão contempladas 58 propostas no vasto programa de iniciativas do Serviço Educativo Municipal (SEM) para as Escolas, da responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro.

“Os Nossos Moinhos” é o tema da programação estruturada em três blocos: Dentro-de-Portas (ações desenvolvidas nas escolas), Fora-de-Portas (realizadas em espaços exteriores aos estabelecimentos de ensino) e Projetos (propostas de atividades e ideias de carácter trimestral ou anual).

A Autarquia “entendeu estabelecer a referida temática numa forma de reconhecimento, consciencialização do interesse Histórico Industrial, Ambiental e Paisagístico e do seu caráter emblemático. Para isso aposta, uma vez mais, no empenho e contributo da comunidade educativa.”

O SEM baseia-se numa perspetiva de aprendizagem não formal, construtiva e crítica, enriquecendo o conhecimento dos alunos através de novas práticas, dinâmicas e experiências, desenvolvidas dentro e fora das escolas.

Promover atividades pedagógicas regulares para a comunidade educativa; incentivar as escolas para a participação e desenvolvimento de ações que promovam a criatividade, a proteção e defesa ambiental, patrimonial e a cidadania ativa; estimular alunos e professores a participarem de uma forma mais ativa no concelho, promovendo o usufruto de espaços/equipamentos municipais, são alguns dos objetivos do SEM.

Com uma perspetiva multidisciplinar, este Serviço abrange uma equipa de trabalho constituída por vários serviços municipais, designadamente o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal de Rio Coina; Divisão de Intervenção Social e Educação; Divisão de Planeamento, Ambiente e Mobilidade; Divisão de Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação; Divisão de Promoção Cultural; Gabinete de Tecnologias de Informação; Quinta do Mião (Gatil/Canil) e Divisão de Resíduos.
Mais informação neste site, em https://www.cm-barreiro.pt/pages/605