“Dar de Volta” Reutilização de manuais escolares na Biblioteca Municipal

Biblioteca 1 1 1024 2500

À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca Municipal do Barreiro está a desenvolver o projeto “Dar de Volta”. O Município do Barreiro é um dos municípios aderentes, desde 2011, ao projeto intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) que visa a reutilização de manuais escolares, assentando nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos.

Os manuais escolares, entregues na Biblioteca do Barreiro, são analisados tendo em conta o estado de conservação, sendo posteriormente, os que se encontram em condições, redistribuídos aos munícipes que os solicitem.

Desde 2011 que no Município do Barreiro já foram redistribuídos 47.353 manuais, beneficiando assim milhares de famílias. Só este ano, até ao final do mês de julho, foram dados de volta 2.830 manuais, sendo que o prazo de levantamento por parte das famílias termina no mês de outubro, prevendo-se que o número de manuais redistribuídos seja ainda superior.

O “Dar de Volta” é um projeto de sucesso e uma importante rede social de partilha, alcançado, ano após ano, com centenas de milhares de livros recebidos e entregues a quem precisa, sem ter qualquer custo para quem beneficia dos manuais nem para a Autarquia. Este projeto traduz-se, assim, numa significativa poupança para as famílias, por via de uma prática de racionalização e reaproveitamento de recursos.