Aviso à população | PERIGO de INCÊNDIO FLORESTAL (Atualização)

Logotipopc 1 1024 2500

Situação Meteorológica

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 48 horas, realça-se uma diminuição gradual da intensidade do vento (quadrante leste) e um aumento gradual da temperatura máxima no território nacional. Salientam-se ainda as seguintes situações meteorológicas:

» Hoje (11ago) prevê-se que as temperaturas máximas possam atingir valores de 37ºC no Alentejo e 30ºC no litoral, sendo as temperaturas mínimas igualmente elevadas, já que poderão exceder 20ºC no Algarve e nalguns concelhos do interior Sul e Centro. Prevê-se ainda que a humidade relativa seja inferior a 20% em todo o interior do país, sendo inferior a 30% no restante território, não sendo expectável que exista qualquer recuperação noturna, mantendo-se assim a humidade relativa baixa durante a noite, com valores inferiores a 30% nalguns concelhos do interior Sul e Centro. O vento do quadrante nordeste poderá ser moderado nas terras altas, prevendo-se que na parte da tarde seja do quadrante noroeste e superior a 30 km/h no litoral oeste. Na noite de sexta-feira para sábado prevê-se que o vento seja do quadrante leste, podendo atingir 50-60 km/h nas terras altas.

» Amanhã (12ago) prevê-se uma subida da temperatura máxima, podendo ser atingidos valores de 40ºC no Alentejo e um alargamento da área territorial na qual as temperaturas mínimas poderão ser superiores a 20ºC (estendendo-se à região de Lisboa e Vale do Tejo). Prevê-se que os teores de humidade relativa permaneçam muito baixos, sendo inferiores a 20% na generalidade do território, excetuando a faixa costeira (onde estes teores serão inferiores a 30%) e sem qualquer previsão de recuperação noturna. Prevê-se que a intensidade do vento diminua, rodando o vento para o quadrante noroeste à tarde e sendo do quadrante leste durante a madrugada, período durante o qual será mais intenso nas terras altas e interior.

» Domingo (13ago) prevê-se uma estabilização dos valores da temperatura máxima, não se excluindo a possibilidade de se alargar ainda mais a área territorial na qual as temperaturas mínimas poderão exceder 20ºC. Não se prevê alteração em relação à situação da humidade relativa. O vento será mais fraco e do quadrante leste.

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

» Tempo quente e seco com vento moderado a forte, com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais em algumas regiões de Portugal Continental.

MEDIDAS AUTO PROTEÇÃO
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):

» Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

» Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

» Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

» O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

» Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

» A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

» Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

» Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

» Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Aviso_população 11-08-2017