Entrega de donativos aos bombeiros no âmbito do projeto OAU!

Oau1 1 1024 2500

A entrega de donativos, no valor total de 1404 euros, às duas corporações de Bombeiros Voluntários do Barreiro, no âmbito do Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU!, realizou-se no dia 9 de agosto, nos Paços do Concelho.

030409OAU_IDENTIDADE_Página_2

Recorde-se que a Câmara Municipal do Barreiro promove o Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU! desde 2009. Além da recolha dos oleões colocados na via pública, o serviço engloba ainda a recolha em estabelecimentos de ensino, restauração e instituições.
Os litros recolhidos de óleo têm sido convertidos em donativos entregues pela empresa OLEOTORRES (com a qual a CMB estabeleceu protocolo para a recolha e tratamento dos óleos alimentares usados) às corporações de bombeiros voluntários do Barreiro Sul e Sueste e Corpo de Salvação Pública.

A Vice-Presidente Sofia Martins salientou o investimento da Autarquia na vasta rede de oleões que serve todo o Concelho e desejou que o projeto de recolha continue, no futuro, a prosperar “do ponto de vista ambiental e de apoio às corporações”.
André Ferreira, Diretor-Geral da OLEOTORRES, referiu que este é um projeto exemplar a nível nacional, que deveria ser seguido por outros municípios. Desejou que o donativo possa contribuir no apoio à proteção das populações.
O Presidente da CMB realçou que o OAU! é um projeto que, além de contribuir para uma melhoria ambiental e ter a vertente social, une vontades e parcerias de diversas entidades.
José Caetano, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, e Mário Nunes, Vogal da Direção dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste agradeceram a entrega do donativo e salientaram que estes protocolos são mais uma ajuda para a criação de condições de apoio à população.

De salientar que o óleo alimentar usado pode ser transformado em bio-diesel, mas também em materiais como sabonetes ou velas, possibilitando assim a "reciclagem" de um elemento que, ao não ser recolhido desta forma, é prejudicial para o meio ambiente.
Os munícipes interessados em obter mais informações sobre como aderir ao Serviço OAU! podem contatar a Divisão de Resíduos através do telefone n.º 212068068, ou pelo correio eletrónico dar.mail@cm-barreiro.pt.

A localização dos oleões pode ser consultada em http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/9659/Localiza__o_dos_Ole_es_2016.pdf

A Câmara Municipal do Barreiro agradece à população do Barreiro e aos parceiros (estabelecimentos de ensino e restauração e instituições) que utilizam este serviço e contribuem, desta forma, para o donativo aos bombeiros. Os parceiros que aderiram ao projeto e que, assim, contribuíram para o donativo entregue aos bombeiros foram:
Restaurantes:
“O Fondue”
“Arrozaria”
“Adega Pato Bravo”
“O Cantinho do Paiva”
“Azenha do Alva”
“Baco & Tu”
“Faisão”
“Solar dos Gonçalves”
“O Canto do Ratinho”