Voto de Pesar - Augusto Pólvora

Cmb com flores 1 1024 2500

Na Reunião Ordinária Privada da Câmara Municipal do Barreiro, realizada a 5 de julho, foi aprovado o Voto de Pesar pelo falecimento de Augusto Pólvora.

No passado dia 2 de julho de 2017, faleceu Augusto Manuel Carapinha Pólvora, aos 57 anos.
Natural da Vila de Sesimbra, filho de pescador, casado e com 4 filhos, residia em Pinheirinhos, na freguesia do Castelo.
Licenciado em arquitetura com média final de 19 valores e distinção, pela Universidade Técnica Eslovaca de Bratislava.
Era Técnico Superior na Câmara Municipal do Seixal, autor e coautor de diversos estudos, planos e projetos na área do urbanismo e arquitetura.
Iniciou a sua atividade profissional como arquiteto em 1985, na GERAP, tendo ingressado na Câmara Munici¬pal de Sesimbra em 1986, onde exerceu funções no Gabinete da Quinta do Conde e desempenhou nos anos de 1988 e 1989 as funções de Chefe da Divisão de Administração e Planeamento Urbanístico.
Foi eleito Vereador na Câmara Municipal de Sesimbra, no mandato de 1989-93, tendo exercido funções de Vereador-substituto do Presidente da Câmara, com responsabilidades diretas nos pelouros do Urbanismo, Habitação, Lagoa de Albufeira e Quinta do Conde.
Exerceu as funções de Administrador-delegado da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal entre 1994 e 2002.
Foi candidato da CDU à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 1995.
Foi eleito Vereador nos mandatos 1997-2001 e 2001-2005 com responsabili¬dades diretas no Pelouro do Trânsito e Transportes e no Pelouro do Planeamento Urbanístico, Ambiente e Toponímia.
Era Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, desde 2005.
Vogal do Conselho Diretivo do Parque Natural da Arrábida como representante das Câmaras Municipais de Sesimbra, Palmela e Setúbal;
Membro dos Corpos Sociais da CDR, Agência de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal;
Membro dos Corpos Sociais da Agência de Desenvolvimento Local do Seixal – “Fábrica da Pólvora”;
Coordenador da Comissão Executiva do PEDEPES – Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal;
Coordenador do Grupo de Trabalho de Urbanismo da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal;
Representante da ANMP na Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho de Cultura e na Secção Especializada Permanente do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura;
Membro da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa;
Membro do júri, em representação da ANMP, no Prémio Nacional de Paisagem;
Membro da Secção de Municípios com Atividade Piscatória e Portos na ANMP;
Militante do Partido Comunista Português desde a juventude, era membro da Comissão Concelhia de Sesimbra e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, tendo dedicado grande parte da sua vida às tarefas que o seu Partido lhe confiou, no cumprimento e aprofundamento do seu projeto autárquico, deixando um contributo ímpar e de grande valor, que se afere pelas inúmeras e relevantes funções que exerceu ao longo da sua vida.
Apaixonado pela causa pública, foi um grande lutador pelo progresso e desenvolvimento da região de Setúbal e, em especial, do Concelho de Sesimbra.
A Câmara Municipal do Barreiro, reunida a 5 de julho de 2017, expressa os seus mais sentidos pêsames à família e amigos do Arquiteto Augusto Pólvora, bem como à população de Sesimbra.

Veja AQUI as restantes deliberações aprovadas na mesma reunião.