Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

DAMA abrem e GNR encerram as Festas do Barreiro de 11 a 20 de agosto

Festas do barreiro17 1 1024 2500

Os DAMA abrem, sexta-feira, 11 de agosto, e GNR encerram, domingo, dia 20, as Festas do Barreiro 2017, que decorrem na zona ribeirinha do Barreiro, na Avenida Bento Gonçalves (“da Praia”) e junto à Escola Alfredo da Silva. Do Programa fazem, ainda, parte Nancy Vieira (12 agosto – Sáb.), Big Band da Escola de Jazz do Barreiro (13 agosto – Dom.), Big Up (14 agosto – 2ª feira), Banda Municipal do Barreiro (15 agosto – 3ª feira), Nicotine’s Orchestra (16 agosto – 4ª feira), Raquel Tavares (17 agosto – 5ª feira), Ruth Marlene (18 agosto – 6ª feira) e Piruka (19 agosto – Sáb.). Tal como os espetáculos no Palco das Marés, todo o evento tem entrada livre. 

As Festas do Barreiro oferecem um programa diversificado com nomes que marcam o panorama musical, que passam pela musica popular, fado, clássica, jazz, pop, reggae, world music, hip-hop e rock.

Além do Palco das Marés, existem o Palco das Tasquinhas e o do Spot da juventude, que procura promover novos valores, dinamizado pelas associações Hey Pachuco!, Out.ra, Gasoline e ADAO.

A MEI – Mostra Empresaria e Institucional (MEI), este ano com um novo “desenho” e com maior capacidade, é composta por expositores de várias entidades, com animação itinerante, e com a Exposição Institucional, que, este ano, celebra duas datas importantes para o Concelho: os 60 anos do TCB e os 80 anos de Abastecimento Público de Água.

Haverá, também, Animação de Rua, Feira de Artesanato e Tasquinhas, com maior representação que em anos anteriores, Spot da Juventude, Atividades Desportivas, Divertimentos e Feirantes.

O arraial estende-se da Rua Miguel Pais até à Av. Alfredo da Silva, da Rua Bento Gonçalves à Rua Serpa Pinto e da Rua Henrique Galvão ao Parque Catarina Eufémia. 

A mobilidade e acessibilidades terão um papel fundamental no recinto. Em 2016, David Varela foi o impulsionador na criação de acessos para pessoas com mobilidade reduzida e esse trabalho será mantido e melhorado. 

Ao longo deste mês serão anunciadas várias novidades que prometem dar uma maior dinâmica às Festas do Barreiro 2017.

 

Apresentação pública

Foi, ao final da tarde de terça-feira, 11 de julho, apresentada a programação das Festas do Barreiro, num Encontro da Comissão Organizadora com a Comunicação Social. 

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), e, por inerência de cargo, Presidente da Comissão de Festas organizadora do evento, formada por 17 entidades, entre as quais a Câmara Municipal do Barreiro – evidenciou a importância dos patrocinadores nas Festas e angariação de fundos por parte da Comissão, permitindo, cada vez mais, a sua autonomia financeira e redução de financiamento público. O que representa um enorme salto qualitativo. 

São, conforme frisou o Presidente da CMB, umas “Festas da Comunidade”, “das freguesias”, “de todo o Concelho”, “para todos”, procurando “ir ao encontro das diferentes sensibilidades”. Carlos Humberto de Carvalho lembrou o Programa Religioso, que decorrerá em paralelo, e falou da Abertura das Festas, que terá, disse, “elementos de inovação e criatividade”. 

Durante 10 dias são esperados, à semelhança de anos anteriores, milhares de visitantes. Muita música, desporto, convívio, animação, gastronomia – num espaço de reencontro e de amizade.

 

Içar do “Mastro” ou “Painel”

Cumpriu-se, ao início da noite de ontem, no Largo em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, mais uma vez, a tradição de assinalar a realização das Festas do Barreiro, a exatamente, um mês do seu início.

Este ato simbólico, em 2015 recuperado, é uma tradição antiga: o “Mastro” ou “Painel” era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro. Era colocado um «Mastro» de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta), mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros. Esta tradição manteve-se até 1972.

Com a presença de membros da Comissão, a atuação da Banda Municipal do Barreiro, perante muitos populares, a Presidente da Associação Mulheres com Patologia Mamária, Fernanda Ventura, em representação da Comissão, lançou o repto à população de marcar presença nas Festas e desfrutar “desta magnífica paisagem que temos entrelaçada com o rio”. 

Alguns destaques da Programação:

Palco das Marés | 22h00

11 agosto – 6ªfeira – D.A.M.A

12 agosto – Sáb. – Nancy Vieira

13 agosto – Dom. – Big Band da Escola de Jazz do Barreiro

14 agosto – 2ªfeira – Big Up

15 agosto – 3ªfeira – Banda Municipal do Barreiro

16 agosto – 4ªfeira – Nicotine’s Orchestra

17 agosto – 5ªfeira – Raquel Tavares

18 agosto – 6ªfeira – Ruth Marlene

19 agosto – Sáb. – Piruka

20 agosto – Dom. – GNR

Fogo de Artifício

 

Palco das Tasquinhas

11 agosto – Duo Sons Infinitos

12 agosto – Miguel Rodrigues

13 agosto – Arte Música

14 agosto – Ludgero

15 agosto – César Silva

16 agosto – Alta Definição

17 agosto – Arte Música

18 agosto – Sons Infinitos

19 agosto – Di Angelo

20 agosto – César Silva

 

O Cartaz do Spot da Juventude será anunciado em breve.

 

Desporto

15 agosto – 09h30/11h00

Zumbarreiro – Aula de zumba com Kangaroo Health Clubs Barreiro

 

20 agosto – 9h00/13h00

Passeio de Cicloturismo

Concentração: 8h30 no recinto das Festas

Local: Concelho do Barreiro e limítrofes

Contactos: 936 010 688 ou 932 914 247; fidalbyke@gmail.com

 

VISITA GUIADA - Circuito de Arte Pública (2ª edição)

Domingo, 20 de agosto, entre as 10h00 e as 12h00
Ponto de Encontro: Posto de Turismo do Barreiro
Inscrições: Posto de Turismo
Mercado Municipal 1º de Maio, Av. Alfredo da Silva
Tel. 21 206 82 87
E-mail: postodeturismo@cm-barreiro.pt
Nº limite de participantes: 15 pessoas
Gratuito, Mediante inscrição

O Barreiro assume-me como um território em que a Arte Pública, na sua generalidade, e a Arte Urbana, em particular, ganham cada vez uma maior relevância. Os últimos anos foram profícuos em termos criativos e de concretização de projetos no espaço público. Em conjunto com a Adao – Associação De Desenvolvimento de Artes e Ofícios e com a Escola Conde de Ferreira, integrados em grandes projetos como o Dia B e o Artintown, o Barreiro ganha uma escala nacional.
A visita guiada é gratuita mas com inscrição obrigatória. Terá a duração aproximada de 2h.

 

Programa Religioso

Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário

11 a 20 de agosto

Sexta – 11 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h00 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Terço das Rosas: Mistérios Gozosos

 

Sábado – 12 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h30 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Terço das Rosas: Mistérios Luminosos

 

Domingo – 13 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

11h30 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Terço das Rosas: Mistérios Dolorosos

Igreja de Santa Cruz

10h00 – Eucaristia (Missa)

16h00 – Adoração Eucarística

18h00 – Eucaristia (Missa)

 

Segunda – 14 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h00 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Terço das Rosas: Mistérios Gloriosos

 

Terça – 15 agosto

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

11h30 – Eucaristia solene

17h00 – Recitação solene do Terço do Rosário

18h00 – Procissão solene em honra de Nossa Senhora do Rosário

(com bênção do mar junto ao Clube de Vela)

Igreja de Santa Cruz

10h00 – Eucaristia (Missa)

Percurso Procissão: Reitoria de Nossa Senhora do Rosário; Rua Conselheiro António Augusto D’Aguiar; Travessa da Praia; Avenida Bento Gonçalves; Bênção do Mar – No Cais do Clube de Vela; Travessa Padre Abílio Mendes; Rua Conselheiro António Augusto D’Aguiar; Rua Serpa Pinto; Avenida Alfredo da Silva; Rua Miguel Pais; Reitoria de Nossa Senhora do Rosário.

 

Quarta – 16 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h00 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Recitação Solene do Terço do Rosário

 

Quinta – 17 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h00 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Recitação Solene do Terço do Rosário

 

Sexta – 18 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h00 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Celebração das Confissões

 

Sábado – 19 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

18h30 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Canto do Hino Mariano: «AKATHISTOS»

 

Domingo – 20 agosto

Reitoria de Nossa Senhora do Rosário

11h30 – Eucaristia (Missa)

21h00 – Recitação solene do Terço do Rosário

Igreja de Santa Cruz

10h00 – Eucaristia (Missa)

16h00 – Adoração Eucarística

18h00 – Eucaristia (Missa)

 

Secretariado

O Secretariado das Festas, está a funcionar no Mercado 1º de Maio, nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, com o contacto: 965783898 e endereço eletrónico: comissaofestasbarreiro@gmail.com. Facebook: https://www.facebook.com/festasbarreiro/

 

A Comissão de Festas é composta pelas seguintes 17 Entidades: – Associação de Mulheres com Patologia Mamária; – Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita; – Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública; – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste; – Banda Municipal do Barreiro; – Câmara Municipal do Barreiro; – Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro; – Instituto dos Ferroviários; – Jardim de Infância D. Pedro V; – Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF; – Moto Clube do Barreiro; – Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL; – Santa Casa da Misericórdia do Barreiro; – Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”; – SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro; – União das Freguesias de Barreiro e Lavradio; – Vem Vencer – Associação de Apoio a Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência. 

+INFO sobre as Festas: http://www.cm-barreiro.pt/pages/1272 + https://www.facebook.com/municipio.barreiro.

Festas do barreiro 2017 apresentacao 00 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 apresentacao 11 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 apresentacao 49 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 apresentacao 76 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 23 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 55 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 61 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 70 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 72 n 1 1024 2500
Festas do barreiro 2017 icar mastro painel 01 n 1 1024 2500

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze