Secretário de Estado da Cultura visita o Barreiro

Visita site 1 1024 2500

A convite do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, o Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, visitou ontem, 5 de julho, diversos espaços culturais e o património industrial, ferroviário e moageiro do Barreiro.

visita_2

Ao longo da visita foram abordados vários aspetos relacionados com o desenvolvimento cultural do município e da Região, informou o Presidente do Município à comunicação social, no encontro decorrido na Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios (ADAO). Na ocasião, frisou a importância da cultura para o desenvolvimento do Concelho e da Região. “Não há desenvolvimento sustentado e integrado que não valorize, de forma significativa, o património cultural, pois é essa a nossa estratégia de desenvolvimento”. Carlos Humberto de Carvalho aproveitou esta visita para “sensibilizar o Secretário de Estado para os problemas relacionados com o património industrial, moageiro e ferroviário”. Paralelamente, deu a conhecer projetos culturais existentes no Concelho e dinamizados por agentes culturais e pelo movimento associativo.

visita_5

Apesar de já conhecer o Barreiro, o Secretário de Estado ficou muito ‘surpreendido’, uma vez que a visita foi “muito detalhada quer ao património industrial e ferroviário, quer a outro tipo de atividades culturais como a realizada na ADAO”.

Miguel Honrado justificou a visita. “O meu interesse é conhecer com detalhe este património e ver as suas valências e o admirável valor patrimonial. Este património desta natureza e desta escala necessita de uma resposta integrada que passa por outras áreas governativas e implica um esforço concertado entre as infraestruturas, o urbanismo e os transportes”.

O Secretário de Estado está convicto que o futuro do Barreiro, como cidade e como polo da Área Metropolita de Lisboa, passará pela recuperação deste património.

visita_4

Do itinerário, refira-se, fizeram parte os seguintes locais: o Auditório Municipal Augusto Cabrita, o património da ex-CUF (Bairro Operário, Casa da Cultura, Mausoléu Alfredo da Silva e Museu Industrial), o património ferroviário e Moageiro (oficinas da EMEF e antiga Estação) e as instalações da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO).

visita_7

visita_6