Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Municipal do Bombeiro comemorado em festa no Barreiro

Bombeiro 1 1024 2500

No Dia Municipal do Bombeiro, a 6 de maio, o Município homenageou os «Soldados da Paz». A cerimónia de atribuição de condecorações, realizada no largo do Mercado 1º de Maio, foi o ponto alto das comemorações. Seguiu-se o desfile de viaturas dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste pelo centro da cidade.

imagem

imagem

De referir que o dia iniciou com o hastear de bandeiras nos quartéis das duas Corporações.

As comemorações começaram a 2 de maio, com visitas guiadas aos quartéis. 

imagem

Na cerimónia, o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Acácio Coelho, considerou este Dia “especial em que orgulhosamente mostramos toda a capacidade e disponibilidade para servir os outros, em formação continua, instrução operacional, em socorro da população em situações de emergência, no combate a acidentes urbanos e industriais e em incêndios florestais, sempre em prejuízo da vida familiar e profissional, acumulando emprego com o voluntariado e obrigando a desenvolver um código ético e moral”.

Destacou a formação contínua de todos os bombeiros. “Os comandos e as direções das duas corporações do Barreiro apostaram na formação contínua dos seus elementos capacitados nas diversas áreas operacionais para bem servir a população Barreirense”.

Para o futuro, segundo Acácio Coelho, tem sido realizada uma “revolução tranquila que vai continuar, com novos métodos, novas tecnologias e mais conhecimento”. Contudo enfrentam novos desafios. “Temos de estar preparados para fazer parte integrante dos pilares do ordenamento dos territórios”.
No sentido de prevenir situações de emergência, o Comandante destacou as Medidas de Autoproteção na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva e na Escola Professor José Joaquim Rita Seixas, já aprovadas, em conformidade com a Lei, bem como “o levantamento contínuo das condições operacionais das áreas de operação enviando os respetivos relatórios para o serviço municipal de proteção civil para que, de forma mais expedita, intervenham e reponham as situações naturais”.

imagem

“Um dia de reconhecimento e agradecimento a homens e mulheres que, diariamente, constituem uma força de socorro que ocorre a diversas ocorrências”, foi assim que o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, José Figueiredo, iniciou a sua intervenção.
Salientou a disponibilidade dos bombeiros para enfrentar os desafios que lhes são colocados. “Estes homens e mulheres que todos os dias se fardam e põem ao dispor da população o seu tempo livre, arriscando as suas vidas, merecem ser reconhecidos”.
Agradeceu publicamente a todos os bombeiros e bombeiras e seus familiares pelo “sacrifício em permitir que os entes queridos sejam parte integrante da solução do sucesso das operações de socorro”.

Novos projetos podem, futuramente, vir a alterar os fluxos de trânsito e, para isso, “é essencial um investimento na área de socorro que tem de ser concertado com as várias entidades”.
Lamentou, ainda, o facto de não existirem garantias por parte das companhias de seguro para a totalidade do pagamento hospitalar, em caso de acidente grave. Uma situação que, na sua opinião, “deverá ser ultrapassada”.

imagem

Por seu lado, o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, destacou ‘a honra e o prazer’ de, pela última vez, presidir a esta Cerimónia como Presidente da Câmara do Barreiro, fazendo uma retrospetiva dos seus três mandatos. “Fomos assistindo à construção, dinamização, formação, qualificação das duas corporações dos Bombeiros e dos seus elementos”. Saudou as corporações, as associações, o corpo ativo e o comando porque “têm feito um caminho de qualificação, de formação e de mais conhecimento”.
Na sua opinião, “é indispensável os critérios éticos e morais na intervenção política e de cidadania”. Valores presentes no trabalho de todos os Bombeiros. “Vocês fizeram o vosso caminho mantendo estes princípios e isso é motivo de honra e satisfação”.
Ao longo dos anos, “temos contado com a intervenção e a cooperação das duas corporações e seus dirigentes, com o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Câmara Municipal do Barreiro”.
Carlos Humberto de Carvalho considera importante a tomada de medidas sustentáveis que sejam possíveis de concretizar. “Hoje a vida é mais exigente a todos os níveis e por isso é preciso ter em conta vários aspetos e é preciso pensar quais as consequências das decisões que tomamos. Foi o que fizemos ao longo de todos os anos”.
Hoje não temos corpos de bombeiros só para ‘apagar fogos’, temos corpos de bombeiros e o serviço Municipal de Proteção Civil que, em conjunto, preveem situações, planificam ações para estarmos preparados para catástrofes”.

Na ocasião, o Presidente entregou, simbolicamente, aos dois comandantes das duas corporações de bombeiros dois rádios de comunicações próprias, para funcionar em atmosferas explosivas.

imagem

Este ano, o Município atribuiu 10 condecorações aos seguintes bombeiros:


Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste
Medalha de Bons Serviços e Dedicação – 10 anos
Bombeiro de 2ª» Filipa Vanessa dos Santos Ferreira;
Bombeiro de 2ª» Mónica Leonor Gonçalves da Fonseca Maria;
Bombeiro de 2ª» Augusto Manuel Gomes Nunes;
Bombeiro de 3ª» Mário Rodrigo Monteiro dos Santos Pólvora

Medalha de Bons Serviços e Dedicação – 20 anos
Bombeiro de 1ª» Ricardo Miguel Iglésias Boleto;
Bombeiro de 2ª» Carlos Manuel Silva Frias.

Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública
Medalha de Bons Serviços e Dedicação – 10 anos
Bombeiro de 2ª» Luís Carlos Maurício Marques
Bombeiro de 3ª» Tânia Isabel Falé Chagas Botas

Medalha de Bons Serviços e Dedicação – 20 anos
Adjunto Comando» Ana Isabel Henriques Martins

Medalha de Bons Serviços e Dedicação – 30 anos
Subchefe» José Manuel Soares Marques.

imagem

As comemorações terminaram com um almoço convívio das duas corporações de bombeiros, no Quartel de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública.

imagem

Poderá consultar mais fotos em: https://www.facebook.com/municipio.barreiro

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze