Exposição “80 anos do Abastecimento Público de Água” | Patente no Espaço Memória até ao final do ano

17990959 1877081422542775 6038660523450942920 n 1 1024 2500

No dia 22 de abril foi inaugurada a Exposição ‘80 anos do abastecimento público de água’, no Espaço Memória. Esta mostra, patente até ao final de 2017, insere-se nas comemorações do 80º aniversário do abastecimento público de água no Barreiro, relembra a evolução deste serviço, faz uma homenagem a todos aqueles que o planearam e construíram até aos dias de hoje e é um olhar sobre o futuro do serviço público de abastecimento de água.

Dezenas de pessoas estiveram presentes na inauguração da mostra no dia 22 de abril. Na iniciativa, Sofia Martins, Vereadora responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) lembrou que “desde sempre a água, em todos os seus estados, assumiu uma importância indiscutível, tendo em conta o seu valor único e essencial à vida. Assumiu-se desde sempre enquanto fator de desenvolvimento dos povos e dos países”, dando precisamente como exemplo o Barreiro e a sua estreita relação com os rios.
Salientando que importância da água para a melhoria da saúde pública e higiene, recordou as “profundas assimetrias que ainda se registam em alguns pontos no mundo”, realçando a importância de “adoção de políticas públicas que garantam o acesso à água. Políticas que promovam a satisfação das necessidades de bem-estar do ciclo geracional da população, respeitando intransigentemente a água enquanto bem único e universal. Tem sido esta a nossa premissa. A premissa de todos os barreirenses, na defesa e construção de um serviço público com 80 anos de história”.
Além de realçar a importância do elemento Água no Mundo – “a importância da sua defesa, conservação, respeito e utilização” – a Exposição pretende “igualmente retratar o nosso percurso”, segundo referiu a Autarca: “consideramos que 80 anos do abastecimento público de água é relembrar antigos poços, fontanários e chafarizes que fazem a história do abastecimento público; recordar as significativas melhorias na qualidade de vida dos barreirenses, que só foram possíveis com a chegada da água às nossas casas; uma homenagem a todos aqueles que, ao longo destes 80 anos, planearam, construíram e refletiram o serviço antes de nós; assinalar, de forma histórica, os avanços e o empenho do Poder Local Democrático, no estabelecimento de compromissos de qualidade com as populações; um olhar no futuro do serviço público, que garanta o acesso a todos a este bem; e elevar o serviço a um novo patamar de qualidade excelência, vinculado aos valores da Água Pública, bem único e universal”.

“Comemoramos os 80 anos de um projeto que tem futuro”

O Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, agradeceu e reconheceu o trabalho desenvolvido ao longo destes 80 anos e salientou a importância da água como um bem essencial à vida. E, neste sentido, é necessário criar condições para que cada ser humano tenha acesso à água, considerou o Autarca.
Em relação ao abastecimento público no Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho recordou algumas ‘conquistas’ alcançadas na última década, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo destes anos 80 e, nomeadamente, com o Poder Local Democrático.
A redução substancial das perdas de águas, a criação do Plano Geral de Águas e Saneamento, os 98% de tratamento de águas residuais, foram alguns dos exemplos.
“A estratégia tem sido construída numa base técnica e cientifica”, referiu, garantindo que “é este o caminho que vamos continuar a prosseguir. Comemoramos os 80 anos de um projeto que tem futuro”.

imagemimagemimagemimagemimagemimagemimagemimagemimagemimagemimagem

Trabalhadores visitam a exposição a 21 de abril

Antes da inauguração ao público em geral, os trabalhadores dos serviços de Águas e Saneamento foram convidados a visitar, no dia 21 de abril, a exposição. "Esta é uma homenagem aos trabalhadores da Autarquia que ao longo de 80 anos possibilitaram levar a água a casa dos barreirenses e, desta forma, melhorar a qualidade de vida no Concelho", afirmou a Sofia Martins, Vereadora responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), salientando o "orgulho profundo" pelos trabalhadores.
O Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, afirmou a defesa da gestão da água como um bem público e municipal e enalteceu a "qualidade excelente" da água do Barreiro, de acordo com as centenas de análises realizadas ao longo do ano.